A agenda do vice-presidente prevê a cerimônia oficial, marcada para quarta-feira (9); A obra da fábrica de celulose já emprega 6 mil e deve gerar outras 8 mil vagas até o final
Inocência (MS) se prepara para receber o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, juntamente com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para a cerimônia simbólica de lançamento da pedra fundamental da multinacional chilena Arauco, uma das maiores do mundo, no setor da celulose. A cerimônia é o principal ato simbólico, para anunciar um novo ciclo industrial no Estado e consolidar a chegada da empresa.

A obra está em andamento e faz parte do Projeto Sucuriú, que investe no Brasil cerca de US$ 4,6 bilhões – mais de R$ 23 bilhões. A planta industrial que está sendo construída em Inocência, terá capacidade anual de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada, o que a torna a maior do mundo entre as construídas em etapa única. Além do tamanho, o impacto da fábrica promete ser igualmente grandioso: no pico da construção, serão gerados até 14 mil empregos diretos e indiretos.

A logística facilitada é um dos principais aspectos que a a região leste do Estado oferece. Toda a produção da unidade da Arauco, em Inocência, será escoada pela Malha Norte, ferrovia que liga Rondonópolis (MT) ao Porto de Santos (SP). Parte da operação será feita por um terminal em Aparecida do Taboado, até a empresa finalizar um terminal próprio,em Inocência.

Com mais esta fábrica, Mato Grosso do Sul se consolida no protagonismo global na produção de celulose, reafirmando o Vale da Celulose na região leste do Estado, onde se concentram cinco grandes indústrias do setor.