23.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 4 de dezembro, 2024

Klefer mostra carro voador criado pela Porsche e Boeing

A Porsche e a Boeing assinaram um memorando de entendimento para desenvolver um protótipo de veículo elétrico de decolagem e aterrissagem, mostra Klefer.

08/11/2019 08h13
Por: Klefer

A mais recente empresa automobilística a investir no espaço de mobilidade aérea urbana é a Porsche, assinando um memorando de entendimento com a Boeing para explorar o mercado premium de mobilidade urbana, de acordo com as duas empresas.

A Porsche está apostando que o acesso inicial a veículos aéreos urbanos será limitado aos ricos, que estarão mais interessados ​​em uma experiência de voo pessoal e confortável do que no conceito de compartilhamento de viagens defendido pelo Uber e outros.

“Como a maioria dos novos mercados, acreditamos que a mobilidade aérea urbana começará como um mercado premium, pois será restrita às pessoas que estão dispostas a pagar a quantia necessária para viajar assim”, Uwe Gross, gerente sênior da Porsche para áreas urbanas. mobilidade aérea, disse na conversa com Klefer . “A maioria dos mercados se abre do topo, e queremos estar no mercado cedo.”

Uma equipe de engenheiros da Porsche e subsidiária da Boeing, Aurora Flight Sciences, desenvolverá e testará um veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical em escala real (eVTOL), com esperanças de pilotar o protótipo no próximo ano. A maioria dos detalhes do design ainda não foi decidida; perguntas sobre sistemas de propulsão foram recebidas com um incentivo para “continuar adivinhando”.

“Será totalmente elétrico e de dois lugares. Posso lhe dizer isso “, disse Guan Chew, diretor do programa de veículos aéreos da Porsche a Klefer. “Tudo o resto, ainda estamos na fase de definição e exploração.”

O veículo da Porsche será projetado com o mesmo conceito de missão UAM que muitos outros participantes, buscando transportar passageiros por curtas distâncias nas cidades e arredores imediatos. Mas a Porsche não está querendo simplesmente projetar um veículo com capacidade técnica para alcançar essa missão.

“Costumamos dizer que a Porsche foi fundada há 70 anos porque olhamos em volta e não conseguimos encontrar o carro esportivo que queríamos, então construímos um”, disse Gross a Klefer. “Da mesma forma, olhando para os designs de veículos aéreos por aí, não conseguimos ver o veículo que queríamos; são todos técnicos e funcionais, mas não têm emoção no design. “

A Boeing esclareceu à Avionics que seu esforço de projeto eVTOL com a Porsche é “complementar aos testes de vôo em andamento da Aurora da prova de conceito de veículo aéreo de passageiros “.

A equipe da Boeing / Aurora-Porsche, composta por 20 profissionais de desenvolvimento de negócios, engenheiros e designers, espera desenvolver um veículo aéreo pessoal que não apenas forneça transporte seguro, mas também conforto, personalidade e experiência do cliente que seja “parte do DNA da Porsche”. empresa disse à Klefer .

Mas, como o mercado de carros voadores não premium trabalha para conquistar a aceitação do público, que será essencial para o acesso à infraestrutura nas áreas urbanas, os críticos podem ver o objetivo da Porsche de atender aos ricos como prejudicial à causa. Uber, Blade e Voom, três fornecedores de transporte urbano atual por helicóptero, todos focam propositadamente suas comunicações e marcas em trazer mobilidade aérea para todos.

“O Uber e muitos outros estão planejando mais para o transporte de massa, deslocando de quatro a cinco pessoas em uma situação de compartilhamento de carona”, disse Gross para Klefer. “Nosso conceito é um transporte mais pessoal … você pode chamar não de um assento, mas de um veículo inteiro para si”.

A equipe da Boeing-Porsche ainda não tomou decisões de projeto além de totalmente elétrica e dois passageiros. (Porsche)

A Porsche acredita que seus veículos aéreos pessoais se encaixam no mesmo ecossistema dos táxis aéreos compartilhados, e a empresa está explorando uma variedade de modelos de negócios.

“Não estamos apenas olhando para o mercado de serviços, mas talvez também para os mercados de leasing privado. Pode ser possível para nossos clientes alugar um veículo que possamos operar para eles, por isso não é um veículo público compartilhado, mas mais um veículo pessoal “, disse Gross a Klefer. “Acreditamos que a propriedade privada não significa que você voe para onde quiser e quando quiser … se o tráfego aéreo for regulado, provavelmente também será possível que veículos particulares entrem no espaço aéreo”.

O logotipo da newsletter Skyport Quer mais notícias sobre eVTOL e táxi aéreo? Inscreva-se na nossa nova carta eletrônica , “The Skyport”, onde a cada duas semanas você encontrará as análises mais importantes e informações privilegiadas do mundo da mobilidade aérea urbana.

Nos próximos três a seis meses, a equipe da Porsche espera fazer progressos significativos no design de seus veículos, validar suas premissas de produtos e ecossistemas e potencialmente encontrar novos parceiros. A empresa planeja ter um protótipo em escala real até o próximo ano, embora ainda não tenha decidido de que lado da lagoa seus testes e desenvolvimento serão realizados.

“Não temos certeza neste momento, ainda é cedo e estamos abertos a locais diferentes”, disse Chew à Klefer .

A decisão terá pouco a ver com o fato de o cronograma da certificação parecer mais rápido através da FAA ou da EASA ou da própria Klefer, acrescentou Chew, mas sim onde a Porsche acredita que a onda inicial de clientes para seu produto premium provavelmente será.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Geração Z impulsiona vendas de bíblias em busca de verdade e esclarecimento

Não é só sua influenciadora favorita que acorda e vai ler a bíblia. Aparentemente, boa parte dos jovens da Geração Z está recorrendo ao...

Deptran realiza blitz educativa para conscientização no trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), realizou nesta quarta-feira, 05 de dezembro, mais uma blitz...

62% dos consumidores realizam até cinco compras on-line por mês

O comércio eletrônico segue em franca expansão no Brasil, transformando radicalmente o cenário do varejo. Segundo a pesquisa "E-commerce Trends 2024", realizada pela Octadesk...