21.8 C
Três Lagoas
sábado, 2 de novembro, 2024

Justiça Eleitoral de MS já cassou dez prefeitos e mais dois estão na mira

Política – 29/04/2013 – 09:04

Desde a eleição de outubro do ano passado, 10 prefeitos eleitos, a maioria já empossados no começo de 2013, perderam o cargo em Mato Grosso do Sul. Os dois primeiros foram Geraldo Marques (PDT), em Bonito, e Enelvo Feline (PSDB), em Sidrolândia, que ainda não tinham tomado posse. Depois deles já foram defenestrados os prefeitos de Aquidauana, Porto Murtinho, Paranaíba e Figueirão, este último na segunda-feira (22). Com cassações em primeira instância, ainda dependem de decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os mandatos dos prefeitos de Miranda, Caracol, Juti e Jardim.

Há mais dois casos que o TRE deve julgar nas próximas semanas, podendo gerar a cassação dos prefeitos de Guia Lopes da Laguna e Bela Vista. Quanto a Guia Lopes, Jacomo Dagostin (PDT), que ficou com 56,39% dos votos na disputa eleitoral, entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já no caso de Bela Vista, o prefeito passou ileso pela primeira instância, com o juiz eleitoral decidindo pela improcedência do pedido de cassação, que, porém, volta a ser julgada, em grau de recurso, nesta semana pelo TRE.

De acordo com a atual legislação eleitoral, em casos de invalidação do registro, nos municípios em que o candidato vencedor teve mais de 50% dos votos há necessidade de realização de nova eleição.

Depois de Bonito e Sidrolândia, que tiveram eleições suplementares e cujos novos prefeitos já foram até empossados, já está certo que haverá novo pleito em pelo menos um município. Durante o julgamento ocorrido na segunda-feira passada, dia 23, o TRE decidiu, além da cassação de Getúlio Furtado Barbosa, que tinha tido 55,59% dos votos, convocar nova eleição.

O presidente do TRE, desembargador Atapoã Feliz, deverá propor que o calendário seja semelhante ao de Bonito e Sidrolândia. A previsão de duração do processo eleitoral é de 70 dias, contados do inicio do período das convenções partidárias até diplomação dos candidatos. É provável que a eleição seja realizada no primeiro domingo de julho.

Mais três municípios devem ter eleição neste ano, se o TRE confirmar as cassações: Caracol, Juti e Jardim. Na cidade de Caracol, Manoel Viais (PT) foi eleito com 58,83% para a prefeitura; em Juti, Isabel Cristina Rodrigues (PT) conquistou a prefeitura com 54,29% dos votos; e em Jardim, o prefeito Marcelo Henrique de Mello (PDT) venceu com 53,31% dos votos.

A decisão sobre Caracol pode sair já nesta segunda-feira. O pedido de cassação do prefeito está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral, cujo pleno se reúne a partir das 17 horas.

O presidente do TRE, Atapoã Feliz, pediu para agilizar todos os processos que envolvem cassação ou pedido de registro de candidatura. No caso do processo de Juti já está em andamento e era para terminar na semana passada, mas um juiz pediu vista. A solução deve sair nesta semana. O caso de Jardim também pode ter decisão nesta semana.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feriado tem previsão de instabilidade e chuva em Três Lagoas

Calor e umidade intensos devem provocar temporais com raios, ventania e possível queda de granizo em diversas regiões do estado.

Caminhão tritrem colide com teto de posto de combustível no Anel Viário de Três Lagoas

Veículo de grande porte danifica estrutura de cobertura e quase provocou um desabamento, porém ninguém ficou ferido.

Briga entre moradores de rua termina em furto de celular em frente à Casa da Sopa

Polícia Militar foi acionada após desentendimento que resultou no furto de um telefone, mas suspeito não foi localizado.