01/07/2013 – Atualizado em 01/07/2013
Por: Assessoria de Imprensa
Em meio às manifestações que paralisaram o país, o vereador Jorge Martinho encaminhou uma indicação à prefeita Márcia Moura para que seja instituído o passe livre estudantil em Três Lagoas, além da gratuidade no passe para toda a população aos domingos e feriados.
Em Três Lagoas houve um aumento de 20% na tarifa do transporte público. De acordo com o departamento municipal de trânsito, isso aconteceu devido à falta de demanda. Além disso, aqueles que andam de ônibus na cidade alegam que os horários são defasados e não beneficiam a população, principalmente aquela que mora em bairros mais afastados.
Manifestações
O assunto foi um dos motivos das manifestações que ainda acontecem no Brasil. Com o aumento de 0,20 centavos na tarifa do transporte público em São Paulo, estudantes e moradores da cidade foram às ruas na tentativa de desfazer o reajuste. Após o anúncio do governo vizinho de que o valor não seria cobrado, agora a causa ganhou força e muitos municípios do país buscam o passe livre
Exemplo de passe livre
A cidade de Agudos, interior de São Paulo, com aproximadamente 34 mil habitantes possui o sistema passe livre há 11 anos. A prefeitura gasta R$ 120 mil por mês para manter o serviço. A cidade do centro-oeste paulista tem orçamento anual de R$ 92 milhões.
O mais recente caso foi constatado em Goiás. O governo instituiu o passe livre estudantil válido para os 20 municípios da Região Metropolitana de Goiânia. Uma região com 2,2 milhões de habitantes