O tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, alcançou um marco na carreira ao vencer o ATP 250 de Buenos Aires no último domingo (16), conquistando seu primeiro título no circuito profissional. Na final, o carioca superou o argentino Francisco Cerundolo, número 1 da Argentina e 28º no ranking mundial, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (1). Com essa vitória, Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um troféu no circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
Fonseca iniciou o torneio na 99ª posição do ranking e, após a conquista, subiu 31 posições, aparecendo em 68º lugar na prévia do ranking mundial, cuja atualização oficial ocorre às segundas-feiras.
“É incrível. O que estou vivendo é inacreditável. Quero agradecer à minha família, amigos e patrocinadores por me ajudarem a realizar meu sonho de jogar tênis. Claro que quero ser o número 1, quero ganhar títulos, mas meu sonho é apenas jogar tênis”, declarou Fonseca em entrevista aos organizadores do torneio.
A conquista de Fonseca foi celebrada pelo tenista espanhol Carlos Alcaraz, ex-número 1 do mundo e atual número 3 no ranking, que parabenizou o brasileiro nas redes sociais. Durante o ATP de Buenos Aires, Fonseca somou cinco vitórias, quatro delas contra argentinos: Tomás Martin Etchevery (44º no ranking), Frederico Coria (115º), Mariano Navone (47º) e Francisco Cerundolo (28º), além de uma vitória contra o sérvio Laslo Djere (112º).
A comemoração pelo título em Buenos Aires terá de ser adiada, pois Fonseca estreia na próxima terça-feira (17) no ATP 500 Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, que acontece no Rio de Janeiro. O carioca enfrentará o francês Alexandre Muller, 58º no ranking.
Neste domingo (16), em Buenos Aires, a dupla do gaúcho Rafael Matos com o mineiro Marcelo Melo também alcançou um feito notável, sendo vice-campeã no torneio de duplas. Na final, eles foram superados no tie-break pela parceria do argentino Guido Andreozzi com o francês Theo Arribage, por 2 sets a 1 (7/5, 4/6 e 10/7).
Com informações Agência Brasil