22.5 C
Três Lagoas
sábado, 2 de novembro, 2024

Jamil vai à Brasília levar suas preocupações sobre o funcionamento de Três Irmãos

Política – 26/04/2013 – 14:04

Na quinta feira (25) o prefeito de Andradina, Jamil Ono se encontrou com o Diretor Presidente da ANA ( Agência Nacional de Águas ) Vicente Andreu para tratar de assuntos relacionados a usina de Três Irmãos, localizada entre os municípios de Andradina e Pereira Barreto.

A usina esta com a concessão vencida desde 2011 e ela é uma das localizadas em posição estratégica pela sua localização geográfica,que permite deter o controle da vazão de águas entre os rios Tietê e Paraná, que afeta o volume de água das demais usinas e até mesmo a navegabilidade na hidrovia Tietê-Paraná.

“A ANA é reconhecida pela sociedade como referência na gestão e regulação dos recursos hídricos e na promoção do uso sustentável da água e por isso viemos dividir nossas preocupações em relação a concessão da usina”, explicou Jamil.

A Agência Nacional de Águas tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações.

“Hoje temos a informação que apenas uma das cinco turbinas da usina são utilizadas durante o dia e as demais durante a noite. Qualquer mudança no sistema pode comprometer o sistema e até causar prejuízos ao meio ambiente da região”, disse o secretário de Governo e Gestão Participativa, Manoel Messias de Almeida que também participou do encontro.

Andreu tranquilizou o prefeito a respeito do assunto explicando que o funcionamento das usinas são controlados pelo NOS (Operador Nacional do Sistema), que regra todo o sistema energético nacional, portanto, qualquer que seja a concessionária a assumir Três Irmãos sua operação seguirá regras constituídas para não prejudicar todo o sistema nacional.

O prefeito levou o debate sobre a discussão da partilha do ICMS da usina e outros pontos polêmicos como o fato do Governo do Estado de São Paulo não aderiu ao Programa de Redução de Energia do Governo Federal deixando a população paulista a margem de um benefício que influi diretamente na economia das famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caminhão tritrem colide com teto de posto de combustível no Anel Viário de Três Lagoas

Veículo de grande porte danifica estrutura de cobertura e quase provocou um desabamento, porém ninguém ficou ferido.

Briga entre moradores de rua termina em furto de celular em frente à Casa da Sopa

Polícia Militar foi acionada após desentendimento que resultou no furto de um telefone, mas suspeito não foi localizado.

Aviões da FAB colidem no ar durante voo de instrução em Pirassununga

Dois aviões, modelo T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um voo de instrução nesta sexta-feira (1°) na cidade de Pirassununga, em...