Cerca de 15 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão seus benefícios antecipados. Os pagamentos que estavam programados para os dias 10, 11 e 12 de março serão realizados nos dias 6 e 7 do mesmo mês. Com a medida, o INSS concluirá o pagamento de todos os 40,6 milhões de beneficiários até a primeira semana de março.
A decisão foi anunciada pelo Palácio do Planalto, que destacou ser uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é evitar que o Carnaval de 2025, que ocorrerá no início de março, impacte o calendário de pagamentos. Devido aos feriados bancários, os benefícios previstos para 3 de março em diante corriam o risco de serem adiados, o que faria com que parte dos segurados recebessem seus pagamentos de fevereiro apenas na segunda semana de março.
A medida beneficia principalmente os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão de benefício com número final (sem o dígito verificador) 8, 9 e 0. Para aqueles que recebem acima do mínimo, a antecipação vale para os cartões com final 3 a 0.
A primeira etapa de pagamentos, destinada a quem recebe até um salário mínimo, teve início em 24 de fevereiro. Já a segunda etapa, para os beneficiários que ganham acima do piso, começará no dia 6 de março.
Carnaval e feriados bancários
O Carnaval de 2025 ocorrerá entre os dias 1º e 4 de março, período que inclui feriados bancários. Tradicionalmente, esses dias impactam o calendário de pagamentos, podendo causar atrasos. Com a antecipação, o governo busca garantir que os aposentados e pensionistas não sejam prejudicados pela folia.
Com informações INSS.