Os estudantes interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até as 23h59 desta terça-feira (21) para se inscrever, conforme o horário de Brasília. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, com as matrículas previstas para iniciarem no dia 27 de janeiro.
A inscrição, que é gratuita, deve ser realizada exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Aqueles que forem classificados na chamada regular têm até o dia 31 de janeiro para efetuar a matrícula. Já os não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro.
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, desde que não tenham zerado a prova de redação e não estejam na condição de treineiro. Os participantes são automaticamente classificados de acordo com a média das notas do Enem nas vagas oferecidas por universidades e institutos federais.
Como se inscrever
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, entrar na página do Sisu e clicar em “fazer inscrição”. Em seguida, é necessário utilizar a conta gov.br para acessar o sistema ou realizar o cadastro. O próximo passo é confirmar os dados pessoais e preencher um formulário sobre o perfil socioeconômico para classificação em políticas afirmativas.
Na inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso e confirmar. Automaticamente, o estudante será direcionado para a tela “minha inscrição”, onde poderá acompanhar todas as informações sobre as opções de curso e a classificação parcial.
Oferta de vagas
Nesta edição, são oferecidas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Minas Gerais lidera com o maior número de vagas (34.049), seguido pelo Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268).
Dentre essas vagas, mais de 68 mil são destinadas ao público-alvo do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, parte da nova iniciativa Mais Professores para o Brasil, lançada pelo governo federal e voltada para estudantes interessados em ingressar no curso de licenciatura.
Com informações Agência Brasil