A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) abriu as inscrições para sua edição de 2025 nesta quarta-feira (5). As inscrições vão até 17 de março.
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) espera a participação de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas. A Obmep é destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, oferecendo 8.450 medalhas e 51 mil certificados de menção honrosa. Os premiados podem participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que inclui uma bolsa de R$ 300 para estudantes de escolas públicas.
Desde 2005, a Obmep alcança milhares de municípios e tem sido um instrumento para engajar alunos e professores no estudo da matemática. A competição tem duas fases: a primeira em 3 de junho, com prova objetiva, e a segunda em 25 de outubro, com prova discursiva. Resultados das fases serão divulgados em 1º de agosto e 22 de dezembro, respectivamente.
A Obmep também premia destaques estaduais e, desde 2022, conta com a Olimpíada Mirim de Matemática, para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A iniciativa tem inspirado muitos jovens a seguir carreiras acadêmicas, como Luiz Filippe Campos e Raquel Liberato, medalhistas que ingressaram em medicina na USP através do Provão Paulista.
A Obmep e outras olimpíadas científicas são reconhecidas como caminhos para o ensino superior, e a Impa Tech, graduação inaugurada em 2024, aceita premiações em olimpíadas como critério de seleção. A Unicamp foi pioneira na reserva de vagas para medalhistas, seguida por outras universidades estaduais e federais.
Com informações Agência Brasil