Quase 60 cidades do Estado enfrentam risco de incêndios florestais e impactos à saúde devido ao clima seco e altas temperaturas.
Após um breve período de temperaturas mais amenas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de baixa umidade relativa do ar para quase 60 municípios de Mato Grosso do Sul. Desde quinta-feira (19), o calor retorna com força, elevando os riscos de incêndios florestais e representando uma ameaça à saúde da população nas cidades afetadas.
Os municípios em alerta incluem Água Clara, Aquidauana, Bonito, Corumbá, Três Lagoas, entre outros. De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, as temperaturas devem ultrapassar os 37°C, principalmente na região do Pantanal, agravando as condições para o surgimento e a continuidade dos incêndios.
“Apesar das chuvas recentes em áreas da Amazônia, Bolívia e Pantanal, o solo não foi suficientemente umedecido, o que mantém o risco elevado para queimadas”, afirmou Bahia. As chuvas previstas para o fim de semana devem ser isoladas, ajudando a aliviar a fumaça, mas insuficientes para conter os incêndios.
Diante das condições de calor extremo e baixa umidade, as autoridades recomendam que a população adote medidas de prevenção, como a ingestão de bastante líquido, a redução de atividades físicas em horários de maior calor e a proteção contra o sol nas horas mais quentes do dia. Em casos de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados pelos telefones 199 e 193, respectivamente.