30.4 C
Três Lagoas
domingo, 19 de janeiro, 2025

Inflação acelera em Dezembro, impactando quase todas as faixas de renda

A inflação apresentou aceleração em dezembro, afetando quase todas as faixas de renda, com exceção das famílias de alta renda, cujo índice recuou de 0,64% em novembro para 0,55% em dezembro. Em contraste, a inflação das famílias de renda muito baixa subiu de 0,26% para 0,48% no mesmo período, impulsionada principalmente pelos grupos de alimentos e bebidas e transportes.

De acordo com o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a faixa de renda baixa teve a maior alta inflacionária em 2024, com 5%, enquanto a alta renda registrou 4,4%.

Ao comparar 2024 com 2023, houve aceleração da inflação para as quatro primeiras faixas de renda e desaceleração para as faixas de renda média alta e alta. Já na comparação de dezembro de 2024 com dezembro de 2023, todas as classes de renda, exceto as de renda média e média alta, mostraram desaceleração.

O aumento dos preços de alimentos no domicílio impactou mais fortemente as classes de rendas mais baixas, enquanto os custos de transportes, como combustíveis e transporte por aplicativo, pressionaram mais a inflação das famílias de alta renda. A deflação no grupo habitação, com a queda das tarifas de energia elétrica, trouxe algum alívio inflacionário para todas as classes.

Nos últimos 12 meses, os grupos que mais pressionaram a inflação foram alimentos e bebidas, saúde e cuidados pessoais e transportes, destacando-se os aumentos dos preços de itens como arroz, carnes, óleo de soja, leite e café, além de medicamentos e tarifas de transporte público e por aplicativo.

Com informações Agência Brasil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suprema Corte dos EUA rejeita ação do TikTok e mantém banimento da plataforma

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou uma ação do TikTok que tentou evitar o banimento da plataforma no país. A rede social chinesa...

Nikolas Ferreira supera Lula em seguidores no Instagram após vídeo viral sobre Pix

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) alcançou a marca de 15 milhões de seguidores no Instagram, superando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva,...

Crescimento em declínio para países em desenvolvimento

Um relatório do Banco Mundial revela que as economias em desenvolvimento enfrentam uma perspectiva de crescimento mais baixa no século 21. A crise financeira...