22.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 4 de dezembro, 2024

Indústria reduz empregos em novembro; salários sobem

Esporte – 13/01/2012 – 18:01

O emprego industrial no Brasil diminuiu 0,1 por cento em novembro de 2011 frente ao mês anterior, com ajuste sazonal, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desacelerando ante as quedas dos dois meses anteriores.

Na comparação com novembro de 2010, o emprego industrial teve retração de 0,5 por cento, segunda queda anual consecutiva e a mais intensa desde janeiro de 2010, quando recuou 0,9 por cento em relação a janeiro de 2009.

“Você não tem um reflexo direto, tão rápido entre o crescimento da produção e o emprego e, mais do que isso, houve um acréscimo na margem da produção industrial. Mas permanece o cenário de menor dinamismo da produção, o cenário ainda é de desaceleração”, disse à Reuters o economista do IBGE, André Macedo. “Foi uma taxa menos negativa para o emprego em novembro, mas em linhas gerais, uma sequência de 3 taxas negativas mostra um mercado de trabalho menos favorável”, acrescentou o economista.

Com a queda de novembro, o índice de média móvel trimestral passou a mostrar variação negativa de 0,3 por cento, frente ao patamar do trimestre encerrado em outubro, após ficar praticamente estável desde o final de 2010.

No acumulado dos últimos doze meses, o emprego industrial registrou expansão de 1,3 por cento em novembro. Nos onze primeiros meses do ano passado, o emprego no setor avançou 1,1 por cento, mas num ritmo menor que nos meses anteriores.

INDÚSTRIA PAULISTA

A queda de 0,5 por cento no emprego industrial na comparação entre os meses de novembro de 2011 e 2010 é resultado de demissões em sete dos 14 locais pesquisados pelo IBGE. “É um resultado que remonta ao que aconteceu na produção industrial”, afirmou Macedo. “A produção caiu 2,5 por cento na comparação entre os meses de novembro, o que representa o pior resultado desde outubro de 2009”, lembrou.

O IBGE apurou que o maior impacto negativo sobre o emprego industrial de novembro foi observado no Estado de São Paulo, onde houve queda de 3,7 por cento em relação a outubro. A indústria paulista registrou redução do pessoal ocupado em 15 dos 18 setores investigados, com destaque para as indústrias de borracha e plástico, com tombo de 11,9 por cento; alimentos e bebidas (-3,9 por cento); e produtos de metal, com baixa de 6,5 por cento.

Fonte: Folha

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uso de cannabis por pais influencia atitudes dos filhos, revela estudo

Adolescentes que acreditam que seus pais usam cannabis são mais propensos a considerar o uso da droga, de acordo com um estudo realizado pela...

STF X Redes Sociais, um debate sobre liberdade e censura

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento dos processos que tratam da responsabilidade das empresas que operam as redes sociais sobre o conteúdo...

Projetos de Lei visam reduzir carga tributária do MS

 Dois projetos de autoria do Poder Executivo foram protocolados nesta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa, iniciando o processo de análise pela Comissão de Constituição,...