28 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de fevereiro, 2025

Indígenas enfrentam marco temporal e buscam fortalecimento no Estado

Nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, celebra-se o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, pouco antes da comissão especial do STF iniciar discussões sobre mudanças na Lei do Marco Temporal (Lei 14.701) para demarcação de terras indígenas.

Marco temporal

Considerado inconstitucional pelo STF, o marco temporal determina que só terras ocupadas pelos indígenas na promulgação da Constituição Federal (1988) podem ser demarcadas. Kleber Karipuna, da Apib, teme a “desconstitucionalização da Carta Magna”, com direitos indígenas ameaçados por interesses econômicos.

Resistência e decisões

Karipuna destaca a resistência diante da possível votação da tese do marco temporal no Congresso (PEC 48/2023). As lideranças indígenas, contudo, buscam ocupar espaços decisórios nas políticas públicas, numa estratégia chamada “aldeamento do Estado”.

Protagonismo Indígena

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, enfatiza o protagonismo indígena em cargos públicos, garantindo que decisões sejam tomadas por quem compreende as necessidades dos povos indígenas. Durante o Encontro de Novos Prefeitos em Brasília, de 11 a 13 de fevereiro, será incentivada a criação de secretarias de povos indígenas nos municípios.

Desafios locais

Segundo o Censo 2022 (IBGE), 86,7% dos municípios brasileiros possuem população indígena, mas apenas 22 localidades têm secretarias específicas para povos indígenas, conforme a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Lei revogada no Pará

No Pará, líderes indígenas conseguiram revogar a Lei 10.820/2024, que previa substituição do ensino presencial por ensino a distância em regiões remotas, após 20 dias de mobilização.

Histórico

O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas foi instituído pela Lei 11.696/2008, marcando o genocídio de 1,5 mil indígenas durante a Batalha de Caiboaté, no Rio Grande do Sul, em 7 de fevereiro de 1756.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeito Dr. Cassiano Maia visita o 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Brasil

Na manhã desta sexta-feira, 7 de fevereiro, o prefeito Dr. Cassiano Maia esteve em uma visita técnica ao 1º Centro Municipal para Pessoas com...

Violência urbana no Brasil: mais de 38 mil mortes em 2024

Dados alarmantes Ao menos 38.722 pessoas tiveram suas vidas interrompidas em 2024 no Brasil devido à violência urbana. Este número representa uma média de 106...

Delegada explica à respeito de assassinato de homem por engano por três-lagoenses em Chapadão do Sul

Bianca Martins, da Polícia Civil alegou que crime teria sido planejado, onde no momento da morte, a vítima foi confundida com o filho, que era o verdadeiro alvo dos criminosos.