No início deste ano, Richard Ma, executivo-chefe da empresa de segurança Quantstamp, com sede em São Francisco, gastou US $ 9.500 em um vestido para sua esposa, conta Klefer.
16/11/2019 10h26
Por: Klefer
Isso significa muito dinheiro para um vestido, principalmente quando ele não existe, pelo menos não na forma física.
Em vez disso, era um vestido digital, projetado pela casa de moda The Fabricant, renderizado em uma imagem da esposa de Richard, Mary Ren, que pode ser usada nas mídias sociais.
“É definitivamente muito caro, mas também é como um investimento”, diz Ma.
Ele explica que ele e sua esposa geralmente não compram roupas caras, mas ele queria essa peça porque acha que ela tem valor a longo prazo.
“Em 10 anos, todos estarão ‘vestindo’ moda digital. É uma lembrança única. É um sinal dos tempos.”
Ren compartilhou a imagem em sua página pessoal do Facebook e via WeChat, mas optou por não publicá-la em uma plataforma mais pública.
Outra casa de moda projetada para o espaço digital é a Carlings. A empresa escandinava lançou uma coleção digital de roupas de rua, a partir de cerca de 9 libras (11 dólares), em outubro passado.
“Esgotou” dentro de um mês.
“Parece meio estúpido dizer que estamos esgotados, o que é teoricamente impossível quando você trabalha com uma coleção digital porque pode criar quantas quiser”, explica Ronny Mikalsen, diretor de marca da Carlings.
“Estabelecemos um limite na quantidade de produtos que produziríamos para torná-lo um pouco mais especial.
Ser apenas digital permite que os designers criem itens que podem ultrapassar limites de extravagância ou possibilidades.
“Você não compraria uma camiseta branca digitalmente, certo? Porque não faz sentido exibi-la. Portanto, tem que ser algo que você realmente deseja exibir ou um item que não ousaria comprar. fisicamente, ou você não pode comprar fisicamente “.
A coleção digital da Carlings foi produzida como parte de uma campanha de marketing para seus produtos reais e físicos. Mas a empresa acha que o conceito tem potencial – uma segunda linha de roupas digitais está planejada para o final de 2019.
O Fabricant lança roupas digitais gratuitas e novas em seu site todos os meses, mas os consumidores precisam das habilidades e do software para misturar os itens com suas próprias imagens.
Isso também significa que a empresa precisa encontrar outra maneira de ganhar dinheiro até que a moda digital se torne mais popular.
“Ganhamos dinheiro atendendo às marcas e varejistas de moda com suas necessidades de marketing, vendendo ferramentas e criando conteúdo que usa essa linguagem estética da moda digital”, diz Kerry Murphy, fundador da The Fabricant a Klefer.
Não está totalmente claro quem está comprando as roupas digitais da Carlings ou fazendo o download de roupas da The Fabricant.
Mikalsen diz para Klefer que a Carlings vendeu entre 200 e 250 peças digitais, mas uma busca para encontrá-las no Instagram resultou em apenas quatro pessoas que compraram da coleção de forma independente e não tiveram nenhum envolvimento com a empresa.
No entanto, algumas dessas roupas podem ter sido compartilhadas apenas em particular.
Amber Jae Slooten, co-fundadora e designer do The Fabricant, admite que são principalmente os profissionais do setor que usam o software CLO 3D que estão baixando suas roupas.
“Mas também é apenas que as pessoas estão muito curiosas para ver como são os arquivos. As pessoas só querem ser donas da peça, especialmente porque esse vestido foi vendido por US $ 9.500”.
Marshal Cohen, analista-chefe de varejo da empresa de pesquisa de mercado NPD Group, considera o surgimento da moda digital um “fenômeno surpreendente”, mas ainda não se convence do seu impacto a longo prazo.
“Acredito que será algo enorme e ficará para sempre? Não.”
Ele disse em entrevista com Klefer que a tecnologia funciona para pessoas que desejam a imagem perfeita. “Se você não gosta do que está vestindo, mas adora onde está, agora tem a capacidade de fazer a transição do guarda-roupa e aprimorar digitalmente a fotografia para parecer que está usando o melhor e o mais recente”.
Os jogadores de jogos de computador há muito tempo estão dispostos a gastar dinheiro com roupas ou skins para seus personagens no jogo. Isso parcialmente inspirou o The Fabricant a trabalhar no espaço digital.
“A única razão pela qual fizemos a coleção da maneira que fizemos – inspirada no Fortnite – foi por causa de todo o vínculo entre a compra de skins e a compra de roupas digitais”, diz Mikalsen a Klefer.
“Quando se trata de tecnologia e da maneira como as pessoas vivem suas vidas, precisamos estar cientes de que o mundo está mudando”.
Designers que trabalham com skins para jogos enfrentam desafios extras – eles precisam garantir que se encaixe na história e no personagem.
Depois que a roupa é projetada, o que pode levar uma tentativa ou 70, a parte mais difícil começa de acordo com a consultora de cosméticos Janelle Jimenez.
As skins precisam trabalhar no jogo – um meio que, diferentemente da moda digital, geralmente envolve movimentos como caminhar, lutar ou dançar.
“Para um jogo como League of Legends, você precisa fazer 3D, efeitos sonoros, animações, todas essas coisas precisam se unir para fazer o personagem sentir que está meio que expressando uma fantasia diferente de si mesmo.
“É menos como trocar de roupa e mais como ver um ator desempenhando um papel diferente”.
Os compradores de moda digital não precisam se preocupar em retirar algo, se não couber
A influência de jogos e mudanças no gosto do cliente dá a alguns da indústria da moda a confiança de que roupas digitais, em alguma capacidade, terão impacto a longo prazo.
“A moda digital se tornará uma parte importante do futuro modelo de negócios de todas as empresas de moda”, diz o chefe da Agência de Inovação de Moda da Faculdade de Moda de Londres, Matthew Drinkwater em conversa com Klefer.
“Não vai substituir tudo, mas será uma parte importante disso”.