Por: Nayara Cruz
A presidente do Conselho dos Idosos de Três Lagoas reclamou à reportagem da Rádio Caçula sobre a falta de respeito em relação à prioridade no atendimento às pessoas acima de 60 anos em estabelecimentos comerciais.
Dora Lúcia Zuque, presidente do Conselho que trata dos assuntos da 3ª Idade no município de Três Lagoas informou que muitas vezes os idosos são tratados com muito descaso, principalmente nas filas de agências bancárias e em supermercados.
Segundo ela, o Estatuto do Idoso não tem sido respeitado em sua plenitude, na questão de direitos como: transporte, acessibilidade e estacionamento. “As pessoas deveriam saber que o idoso é mais frágil, anda mais devagar, pensa mais devagar. As pessoas precisam dar o lugar de destaque pra ele, mas elas têm tanta pressa que se pudessem eliminavam o idoso da face da terra, esquecendo que um dia, todos nós chegaremos lá”, destaca a presidente do Conselho.
Contudo, Dora acredita que Três Lagoas já avançou bastante e lembrou que hoje em dia já temos bancos e supermercados que disponibilizam senhas especiais às pessoas idosas, mas ressalta que ainda é necessário avançar muito mais.
Existe uma equipe trabalhando por meio do Conselho, que anda pelos comércios e repartições públicas da cidade que ajuda na fiscalização e aciona o órgão responsável.
O Procon, sendo o órgão responsável se pronunciou por meio da diretora Lilian Campos e ela confirmou que Três Lagoas ainda não cumpre com excelência o que a lei implica em relação às ações de preferenciais aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência física.
Lílian afirma que o Procon tem feito fiscalizações nos estabelecimentos comerciais do município constantemente e faz um alerta à população três-lagoense.
“Caso a população presencie uma situação em que o idoso seja lesado de forma que deveria ter prioridade, porem, o mesmo não teve, como diz a Lei, por favor, procure o Procon, porque só com a ajuda de uma população consciente conseguiremos minimizar essas irregularidades”, finalizou Lílian.