O Instituto Clima e Sociedade (iCS) lançou o edital Desafio IA Natureza & Clima para incentivar o uso de tecnologias digitais, como a inteligência artificial, na mitigação da emissão de gases de efeito estufa, conservação da biodiversidade e promoção da resiliência dos ecossistemas. Com apoio de R$ 18 milhões do Google.org, o iCS selecionará até nove projetos para desenvolver soluções para a natureza e o clima. Podem participar organizações sem fins lucrativos, universidades e centros de pesquisa.
O foco do edital está em três áreas: agricultura regenerativa, bioeconomia e reversão da perda da biodiversidade no Brasil. Cada projeto poderá receber até R$ 1,8 milhão, e as inscrições vão até 22 de abril. O processo de seleção inclui etapas de triagem, mentoria e seleção final, com anúncio dos pré-selecionados em 12 de junho e dos selecionados em 26 de setembro.
O Google.org considera a doação a maior já feita para sustentabilidade na América Latina. Segundo o iCS, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta crucial para alcançar metas climáticas e promover o uso sustentável dos recursos naturais, criando soluções escaláveis em áreas como a restauração florestal e a agricultura regenerativa.
O iCS destacou a importância das áreas escolhidas: a reversão da perda da biodiversidade, com o objetivo de restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030; a bioeconomia, com o foco na preservação de florestas e a geração de empregos sustentáveis; e a agricultura regenerativa, que pode reduzir as emissões e evitar o desmatamento ilegal.
O iCS é uma organização filantrópica que apoia ações contra as mudanças climáticas no Brasil, promovendo desde o apoio institucional até a formação de redes e capacitação.
Com informações Agência Brasil