O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou nesta sexta-feira (24) o edital de concurso público para 460 vagas de analistas. As oportunidades são para os cargos de analista administrativo (130 vagas) e analista ambiental (330 vagas), com exigência de nível superior. As vagas estão distribuídas por todo o território nacional, incluindo as 27 unidades da federação.
A remuneração inicial é de R$ 9.994,60, com possibilidade de gratificação de qualificação para cursos de especialização, mestrado ou doutorado. A carga horária será de 40 horas semanais. O concurso será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe).
Inscrições
As inscrições no concurso público poderão ser feitas das 10h da próxima quinta-feira (30) às 18h de 18 de fevereiro, no horário oficial de Brasília. Os interessados devem se inscrever online no site do Cebraspe. O valor da taxa de inscrição é de R$ 95. O pagamento deverá ser efetuado até 20 de fevereiro, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
Candidatos que atendem a critérios específicos, como doadores de medula óssea ou inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), podem solicitar isenção da taxa no mesmo período de inscrição. Além disso, candidatos com deficiência ou que necessitem de adaptações para a realização das provas devem indicar, no momento da inscrição, os recursos necessários.
O edital também prevê que candidatos negros concorram simultaneamente às vagas reservadas e às de ampla concorrência, podendo, até o final das inscrições, optar por desistir de concorrer pelas vagas destinadas a esse grupo.
Provas
As provas objetivas e discursivas ocorrerão no dia 6 de abril em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal. Os candidatos terão 4h30 para concluir as provas, que incluirão 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de específicos, além de uma redação. A divulgação dos gabaritos preliminares será em 8 de abril, e o resultado final das provas objetivas está previsto para 7 de maio.
Com informações Agência Brasil