29.6 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro, 2024

Hospital prepara atendimento com classificação de risco

21/06/2013 – Atualizado em 21/06/2013

Por: Assessoria

A direção do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, a exemplo do que já foi implantado na unidade de Pronto Antendimento (PA), começou os preparativos para implantação de novo sistema de acolhimento à população que procura atendimento de emergência e urgência no Pronto Socorro.

É o chamado Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR), seguindo as normas e instruções contidas na Portaria 1.863, do Ministério da Saúde, com o objetivo principal de se colocar em prática ações técnicas de resolutividade imediata, sem esquecer o importante lado social e humano dos procedimentos.

Para tanto, a direção do Hospital Auxiliadora promoveu reunião com a equipe de enfermeiros envolvidos no atendimento do Pronto Socorro, gerentes e coordenadores do próprio Hospital e pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, que presta serviços de Urgência e Emergência.

“Essa modalidade de ACCR, há pouco mais de três meses foi implantado no PA e vem obtendo resultados satisfatórios, reduzindo até o número de encaminhamentos ao Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora”, informou o coordenador de Urgência e Emergência, da Secretaria Municipal de Saúde, Marlúcio Moura.

“As mudanças entre os usuários e os próprios profissionais da Saúde já estão obtendo resultados positivos no fluxo de atendimento à nossa população, porque o ACCR tem objetivo de ser uma forma técnica e humanizada de atendimento no nosso Postão, melhorando a qualidade que também leva em conta a necessidade de cada paciente”, comentou Marlúcio.

Na triagem e avaliação inicial em que se ouve o usuário e se faz aferição de pressão arterial e medição da temperatura corporal, o paciente recebe classificação por cores (vermelho, amarelo, verde ou azul) que identificam a prioridade de atendimento e não mais a ordem de chegada.

O ACCR, que deverá ser implantado gradativamente no PS do Hospital Auxiliadora, consiste na classificação de risco, por meio de triagem e diagnóstico inicial, que levam em conta o que o paciente está sentindo através da fala e dos sinais vitais que apresenta.

Essa visão técnica inicial, que determina a classificação de prioridade ou não de atendimento, não é diagnóstico médico, mas atendimento inicial, especializado e humanizado, voltado à necessidade de cada paciente.

O sistema do ACCR identifica a prioridade de atendimento do paciente por meio de cores. Essa prioridade vem sendo adotada nas principais unidades de Saúde de atendimento de urgência e emergência de todo o Brasil.

“As cores não são discriminação de atendimento, mas identificação de prioridade. Felizmente, nossa população está aceitando bem e se mostrando solidária, porque passa a entender quem deve ser atendido antes aquele que mais precisa”, observou Marlúcio.

CLASSIFICAÇÃO

Pelas cores se procede a Classificação de Risco e a previsão de tempo de espera de cada paciente, conforme consta a seguir: Vermelho exige atendimento imediato, porque existe risco de morte; Amarelo mostra que o atendimento é o mais rápido possível, porém não existe risco imediato de morte e exige avaliação periódica no tempo de espera por procedimento médico; a cor Verde identifica pacientes que têm direito e necessidade de atendimento prioritário sobre consulta simples, no caso, crianças, gestantes e idosos; e a cor Azul identifica os pacientes que precisam de atendimento, mas de baixa complexidade e pouco risco.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mesa Diretora e novos representantes do CMAS tomam posse em cerimônia oficial

Os membros foram empossados através do decreto nº. 1000 de 10 de dezembro data de publicação em 16 de dezembro de 2024, publicado no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) edição nº 3738.

Veja o que abre e o que fecha durante o recesso de final de ano na Prefeitura de Três Lagoas

Desta forma, a Prefeitura informa os setores que serão fechados e os que funcionarão durante este período.

Acidente aéreo em Gramado: Avião cai no centro da cidade

https://youtu.be/XK6Ox7BhZ4A?si=4oWWEIMdcR61JmVr Na manhã deste domingo, um avião de pequeno porte caiu no município de Gramado, na Serra Gaúcha, causando grande alvoroço na cidade. A queda...