Economia – 15/02/2012 – 18:02
A Heineken superou as estimativas com uma alta de 9 por cento no lucro em 2011, após se recuperar do fraco verão europeu. A terceira maior cervejaria do mundo lançou mais um programa de corte de custos.
A fabricante, que previa um lucro líquido estável, creditou a cautela que havia mostrado ao verão fraco particularmente na Europa, quando ainda não estava claro se o consumo estava menor por causa do tempo ruim ou pela confiança do consumidor em baixa.
“Se você olhar agora, tivemos um quarto trimestre muito bom e a companhia como um todo está melhor do que pensávamos naquela época”, declarou o presidente-executivo, Jean-Francois van Boxmeer.
A companhia não fez nenhuma estimativa para 2012, mas espera crescer nos mercados emergentes e aumentar a receita nos desenvolvidos, estimulando as marcas premium. Os gastos com marketing ficarão em linha com os do ano passado, mas os custos de produção aumentarão.
A Heineken teve lucro líquido antes de itens extraordinários de 1,58 bilhão de euros em 2011, alta de 9,2 por cento em relação a 2010, acima da previsão de 1,52 bilhão de euros em uma pesquisa da Reuters.
A Heineken lançou mais um plano de corte de custos, de 500 milhões de euros (657 milhões de dólares). O grupo, que tinha economizado 614 milhões de euros no programa anterior de três anos, fará os novos cortes por meio de uma visão mais globalizada em compras e tecnologia. O programa exigirá gastos prévios de 200 milhões de euros.
A Heineken, presente em todos os países problemáticos da zona do euro, como a Grécia, viu o volume de cerveja crescer 3,1 por cento em 2011 e espera se beneficiar neste ano do crescimento na África, América Latina e Ásia.
A companhia previu uma alta de 6 por cento nos custos de produção.
Fonte: Reuters