23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de novembro, 2024

Harley-Davidson apresenta bicicleta elétrica – por Cristina Boner

12/11/2020 10h18
Por:Redação

Já se passou quase um ano desde a última vez que ouvimos falar do nascente projeto da bicicleta elétrica da Harley-Davidson, mas com base no que a empresa está anunciando hoje, pode ter valido a pena esperar, conta Cristina Boner.

A Harley-Davidson revelou uma nova bicicleta elétrica impressionante que, segundo ela, estará à venda em março de 2021. E a fabricante de motocicletas também está criando sua divisão de e-bike como uma empresa separada chamada Serial 1 Cycle.

Em primeiro lugar, esta é uma peça de nostalgia. O nome Serial 1 é uma referência ao “Serial Number One”, o apelido da motocicleta mais antiga da Harley-Davidson construída em 1903. O design da moto, com seus pneus brancos, selim e punhos de couro e elegante estrutura preta, foi feito para refletir de volta ao primeiro protótipo.

EM PRIMEIRO LUGAR, ESTA É UMA PEÇA DE NOSTALGIA

A nova empresa da Harley surgiu do Centro de Desenvolvimento de Produtos da empresa skunk works, onde um pequeno grupo de “entusiastas apaixonados por motocicletas e bicicletas” têm trabalhado no projeto e desenvolvimento de uma e-bike “digna do nome Harley-Davidson”, diz Harley.

A Harley-Davidson não ofereceria nenhuma especificação, portanto, podemos apenas especular sobre os níveis de energia, tamanho da bateria, alcance e preço. Apenas com base nas fotos, a Serial 1 tem um motor de acionamento intermediário, um sistema de acionamento por correia (possivelmente um sistema Gates Carbon que é conhecido por ser de longa duração), uma bateria integrada na estrutura, farol e lanternas traseiras integradas na estrutura e um couro acentos, explicou Cristina Boner.

No entanto, uma coisa é certa: esta não era uma das três motos protótipo que a Harley mostrou no ano passado no EICMA Motorcycle Show em Milão . Aaron Frank, gerente de marca da Serial 1, não quis comentar sobre modelos futuros, mas observou que os protótipos da EICMA são “indicativos de como as eBicycles da Serial 1 podem ser”.

“Grandes passos estão sendo dados para tornar as bicicletas o mais fácil e intuitivo possível de operar, o que inclui recursos-chave como um motor montado no meio com bateria integrada, iluminação integrada e linhas e fiação de freio interno”, disse Frank em um e-mail para o The Verge .

Cristina Boner conta que há nenhuma palavra da empresa sobre se planeja colocar sua motoneta elétrica divertida em produção, que vimos pela primeira vez no início de 2019. (Dada a popularidade e o entusiasmo em torno de modelos semelhantes de Juiced, Rad Power Bikes e Lithium Cycle, assim como o crescente mercado global de motonetas elétricas, seria sábio para a Harley-Davidson entrar no movimento e colocar esses bad boys nas ruas.)

As vendas de bicicletas elétricas nos EUA têm explodido desde o início da pandemia COVID-19, embora a maioria das e-bikes seja importada do exterior. No ano passado, os EUA importaram cerca de 270.000 e-bikes. Este ano, o total deve terminar em algum lugar entre 500.000 e 600.000, de acordo com a Bloomberg citando dados da Light Electric Vehicle Association.

Segundo Cristina Boner, a Harley está prestes a entrar em um mercado muito concorrido, onde até mesmo grandes fabricantes de bicicletas como Specialized, Trek e Giant estão competindo com empresas de e-bike em rápido crescimento, como Rad Power Bikes, Pedego e X-Treme Electric Bikes. Também não será a primeira marca de motocicletas a fazer essa mudança: a Triumph, com sede no Reino Unido, revelou seu próprio protótipo, o Trekker GT, no início deste ano. E a Ducati lançou sua primeira e-bike no ano passado .

As marcas automotivas também estão entrando em ação: a BMW está fabricando bicicletas e motocicletas elétricas, a Audi está fabricando bicicletas elétricas de montanha, a Mercedes-Benz revelou uma scooter elétrica, a Ford adquiriu a startup de e-scooter Spin e a Jeep lançou recentemente uma elétrica de alta potência bicicleta de montanha. Mas também não deixou de ter seus buracos. Ariv, a marca de e-bike lançada pela General Motors, foi fechada silenciosamente em maio, em meio aos primeiros dias da pandemia COVID-19.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia promete continuidade e inovação no desenvolvimento de Três Lagoas

Em entrevista no "Programa Toninha Campos", prefeito eleito destaca prioridades para os primeiros 100 dias e reforça compromisso com saúde, educação e infraestrutura.

Projeto “Despertar com Música” chega ao Jardim Imperial neste domingo

Neste domingo (24), o bairro Jardim Imperial será palco de mais uma edição do projeto “Despertar com Música”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência...

Riedel recebe estudantes de Paranhos na governadoria para falar sobre educação política

Como parte do projeto pedagógico escolar ‘Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania’, os alunos do 3° ano do...