Geral – 24/03/2012 – 13:03
Tradição e tecnologias aliadas à preocupação com o planeta sustentável.
A Guarany marca presença 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal da Região de Três Lagoas (MS). De 10 a 13 de abril, a empresa apresenta toda a sua expertise na área florestal, com destaque para os produtos da linha anti-incêndio.
Buscando fortalecer cada vez mais sua filosofia empresarial, a empresa procura projetar seus produtos e serviços para a preservação e correta utilização dos quatro elementos: ar, água, terra e fogo, baseada nos seguintes princípios: conscientizar, educar e dar exemplo. Com isso, a Guarany firmou uma parceria com a empresa Equilíbrio Ambiental, tornando-se distribuidora exclusiva no Brasil, de dois tipos de Conjunto de Combate a Incêndios para Pick-ups, com sistemas inovadores, de grande versatilidade, que garantem maior agilidade, eficiência e economia de água nas operações de combate ao fogo.
Os equipamentos são oferecidos em diferentes versões, variando de acordo com o volume dos tanques, motorização e formato, entre outros. Um dos modelos, batizado de Kit Padrão, é equipado com motor independente e permite aplicação de água e/ou espuma. “Essa mesma versão também é oferecida com um diferencial muito interessante, que é a utilização do motor do próprio veículo para impulsionar o conjunto de aplicação, inclusive com a possibilidade de acionamento por controle remoto, à distância”, explica o engenheiro e gerente da Divisão Anti-incêndio da Guarany, Candido Simões.
Os tanques rígidos são construídos em fibra e podem ser montados na carroceria do veículo utilizando as laterais, o que permite um vão livre central. “Nesse caso, é uma caçamba especial, ou seja, o cliente precisa nos enviar o veículo para a montagem do Kit”, complementa Simões. A outra possibilidade é a venda de um tanque único, central, que será colocado na caçamba da caminhonete, não necessitando de uma instalação especial. A capacidade volumétrica dos tanques é variável, partindo de 300L até 2.500L, com a possibilidade de outros volumes e tamanhos sob encomenda.
O outro modelo, que também poderá ser montado com os diferentes tipos de tanque e motorização, foi batizado de KIT 4F (FIRE FIGHTING with FORWARD FOAM). O equipamento conta a tecnologia CAFS (COMPRESSED AIR FOAM SYSTEM), que permite a aplicação de água, espuma e ar comprimido, proporcionando maior expansão e rendimento. O sistema possibilita ainda regular o tipo de espuma a ser aplicada: úmida, intermediária e seca, de acordo com o tipo de vegetação e de incêndio que se vai combater. O sistema é muito eficiente e permite uma grande economia de água.
Os equipamentos serão oferecidos com carretel para 90 a 240 metros de mangueira de ½ polegada, dosadores de espuma, tanque rígido de fibra, acionamento por botões ou controle remoto, módulo de controle central, entre outras inovações. A grande vantagem desses sistemas é a agilidade, além da eficiência e economia de água nas operações de combate a incêndios. Além disso, o custo desses equipamentos é muito competitivo, quando comparado com o investimento para a compra de um caminhão de combate ou com os kits similares de mercado, porém importados.
Além dos equipamentos para a prevenção e combate aos incêndios florestais, a empresa apresenta equipamentos voltados para a proteção das florestas contra pragas, enfermidades e controle de plantas daninhas, contribuindo para a produção sustentável de madeira com tecnologia de ponta. São, Atomizadores, Pulverizadores Costais de Alavanca, Polvilhadeiras, Pontas de Pulverização e acessórios diversos.
Equipamentos Guarany e suas funcionalidades-Conjunto de Combate para Pick-up: é composto por tanque flexível de PVC resistente; moto-bomba; mangueira de descarga de 30 metros; e pistola com regulagem para jato pleno e pulverizado. Possui acessório para a aplicação conjunta de água e espuma. O aditivo, Phos Chek, da americana ICL, também é fornecido pela Guarany e potencializa o combate aos incêndios, com a geração de espuma, proporcionando economia de água.
Bombas e mochilas costais: eficazes no combate direto a incêndios florestais, rurais e nas margens de rodovias, atuando também como ferramentas auxiliares em queimas controladas. Com tanque rígido em plástico de alta resistência e chassis reforçado, as bombas costais possuem correias de sustentação reguláveis com ombreiras acolchoadas e bomba de latão com manopla dupla e bico regulável para curto e longo alcance, até 12 metros. A mochila flexível anti-incêndio é equipamento exclusivo da Guarany em âmbito internacional. Fácil de operar e de transportar, a mochila possui tanque de PVC com aditivo antichamas e desenho inédito para facilitar o abastecimento com duas alças.
Abafador: indicado para combater incêndios rasteiros em sub-bosque florestal, pastagens e áreas rurais. Dentre as ferramentais manuais destacam-se ainda; Mcleod, ideal para cortar, raspar e rastelar, limpando e eliminando material combustível; Pulaski, usado em técnicas de combate a incêndios para cortar e picar raízes, galhos e troncos; Rastelo, indicado para a construção de aceiros; e Foice, utilizada para abrir picadas e faixas corta fogo.
EPI’s: indispensáveis para a proteção adequada das brigadas, minimizando riscos, são projetados para garantir proteção e segurança ao operador contra o calor, fumaça, pós, resíduos etc. São óculos, luvas, máscaras e uniformes especiais em tecido antichamas.
Pulverizadores Costais de Alavanca: leves e versáteis possuem tanque simétrico e ergonômico que proporciona maior conforto ao operador. Com sistema de filtragem progressiva (evitando entupimentos) os pulverizadores são produzidos com peças em cobre cromado de alta resistência e acompanham kits de peças de reposição.
Polvilhadeiras: ideais para a aplicação de produtos em pó, visando o combate às pragas.
A Guarany é uma empresa 100% brasileira que exporta para mais de 60 países. Em seus 89 anos de atividades consolidou-se no mercado internacional como um dos mais renomados fabricantes de máquinas para aplicação de defensivos agrícolas e de equipamentos para o combate aos vetores de endemias e incêndios florestais, em duas divisões de alta especialização.
É a única empresa da América Latina a participar do comitê FAO-ISO para definir as melhores diretrizes na aplicação de defensivos.
Com a contribuição de várias gerações, a Guarany reafirma sua filosofia: como célula do mundo de que participa, a empresa deve servir igualmente a toda a comunidade e deve estar ciente que existe uma estreita dependência entre todas as atividades empresariais; razão pela qual conduz seu desenvolvimento dentro dos princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental. [www.guaranyind.com.br].
Fonte: Portal Fator Brasil