33.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de outubro, 2024

Governo reduz a zero alíquota sobre diversos bens de capital

A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União passa a valer em dois dias. Entre os itens com a alíquota zerada estão motores, máquinas agrícolas e peças de impressoras.

02/08/2019 15h24
Por: Mirela Coelho

(BRASIL) – Portaria do Ministério da Economia amplia a lista de bens de capital que terão sua alíquota de imposto de importação reduzida a zero.

Bens de capital são maquinários, ferramentas, instalações e outros tipos de equipamentos utilizados para a fabricação de produtos para consumo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (2).

Por meio dessa portaria, que começará a vigorar no prazo de dois dias, o governo pretende tornar equipamentos desse tipo, que nem sempre são produzidos no Brasil mas que são necessários para a modernização ou para o aumento da produção industrial, mais acessíveis para o setor.

O governo já havia publicado portaria similar em maio. As taxas zeradas valem até 2021.

Desses, 240 representam novos produtos e outros 21 são renovações de isenção tarifária. Entre os bens afetados pela medida estão motores a diesel, empilhadeiras e guindastes.

Além disso, outros 21 bens de informática e telecomunicação, uma subdivisão dos bens de capital, terão a alíquota reduzida de 16% para zero. Entre eles estão dispositivos usados em impressoras e sistemas biométricos.

Da redação com informações da Agência Brasil

Foto: José Paulo Lacerda/CNI/Direitos reservados

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Calor intenso continua em Três Lagoas nesta terça-feira e alerta para temperaturas próximas dos 40ºC

Semana começou com temperaturas de 40,1ºC com sensação térmica na casa dos 45ºC, segundo o meteorologista Natálio Abrão.

Acidente entre moto e veículo mobiliza SAMU na área central de Três Lagoas

Casal de motociclistas sofreu uma queda ao desviar de carro estacionando, sendo encaminhados ao hospital com ferimentos leves.

PSDB amplia de 37 para 44 número de prefeitos e vai comandar 56% dos municípios

Partido também teve a maior concentração de vereadores eleitos nas principais cidades de Mato Grosso do Sul, com aumento de 11,5% das bancadas nas Câmaras Municipais.