Com processo 100% digital, 258 projetos foram validados, destacando iniciativas esportivas de todo o estado.
Em um passo inovador para o esporte de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), lançou o edital “Esporte e Transformação Social: Novas Conquistas em Mato Grosso do Sul”, em 3 de abril. Com um investimento total de R$ 7 milhões, o resultado final do processo foi publicado nesta quarta-feira (4).
O edital, que teve um processo totalmente digital, buscou fomentar o desenvolvimento esportivo de maneira acessível e transparente, com foco especial nas entidades do interior do estado. O resultado foi um recorde de inscrições, com 258 propostas validadas, sendo 135 provenientes de municípios do interior.
Foram contempladas sete categorias, abrangendo diferentes manifestações esportivas: formação, vivência e excelência. Entre as categorias estavam: esporte e transformação social, esporte de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infantojuvenil, esporte de rendimento adulto, esporte de alto rendimento adulto e federações esportivas. Cotas especiais também foram reservadas para projetos de equipes femininas e povos originários.
As entidades selecionadas, conforme a classificação por categoria, deverão apresentar seus planos de trabalho a partir de 16 de setembro de 2024, com um prazo de 15 dias para envio dos documentos e comprovações necessárias via plataforma Prosa.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, celebrou o avanço. “Este edital simboliza inovação, transparência e acessibilidade, com um número recorde de inscrições, especialmente do interior. O processo digital reforça nosso compromisso em ampliar as oportunidades para o desenvolvimento esportivo”, afirmou.
Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, destacou a qualidade dos projetos. “O nível técnico das propostas é elevado, muitas voltadas ao esporte de alto rendimento, com foco em competições olímpicas e paralímpicas. Estamos confiantes de que essas iniciativas irão transformar o esporte em nosso estado.” A lista das entidades esportivas selecionadas foi divulgada no edital.