24.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025

Governo de MS decreta emergência, vai liberar servidores e fechar parques

Reinaldo Azambuja disse também que vai encaminhar decreto de calamidade pública para aprovação na Assembleia

19/03/2020 17h40
Por: Mirela Coelho com informações do Campo Grande News

MATO GROSSO DO SUL – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou emergência e vai encaminhar à Assembleia Legislativa decreto de calamidade pública em Mato Grosso do Sul, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

Em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta quinta-feira, o governador afirmou que a implantação do estado de calamidade pública possibilita descumprir alguma regras da lei de responsabilidade fiscal e flexibilizar gastos públicos. Como a Assembleia suspendeu as sessões, deve convocar os deputados para aprovação.

A medida permitirá, por exemplo, a contratação de mais profissionais de saúde. “O momento agora é de preservar vidas e manter o maior número de pessoas em casa”, ressaltou.

Mesmo sem o decreto de calamidade, o governador ressaltou que viabilizou a contratação de 207 leitos, sendo 142 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outros de semi-intensiva, para complementar os 515 já existentes no Estado.

Também foi autorizada a compra de equipamentos e medicamentos, no entanto, enfrenta dificuldades na aquisição dos insumos. “Estamos enfrentando alguns fornecedores que buscam o lucro fácil”, afirmou.

O governo vai abrir processo para compra emergencial de 5 mil kits de testes para identificar o novo Coronavírus. Outros 480 kits serão enviados pelo Ministério da Saúde até sexta-feira (20).

Servidores – Sobre os servidores públicos, Reinaldo diz que vai liberar a maioria para home office, “assim como fizemos com quem tem mais de 60 anos”, comentou. Mas só amanhã deve sair decreto que detalha como funcionará esse serviço e como ficarão os serviços ao público a partir da próxima segunda-feira.

“Estamos publicando decreto do teletrabalho que é para o servidor público estadual das autarquias e fundações e todas as secretarias ficar em casa, mas sem prejudicar e sem paralisar as atividades do dia a dia.”

Parques – O governador também garantiu que fechará parques e centros esportivos estaduais a partir dessa sexta-feira, o que se entende por 15 dias. A medida deve atingir, inclusive, os bloqueios feitos aos domingos no Parque dos Poderes para que famílias utilizem as avenidas para diversão.

Governador Reinaldo Azambuja fez live na tarde de hoje e anunciou medidas. (Foto: reprodução Facebook)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

De novo, Força Tática acaba com famoso bar usado em esquema de tráfico no Novo Oeste

Ação resultou na prisão de três suspeitos e drogas apreendidas em bar conhecido como "Nunca Fecha", já frequente de outras ações policiais.

Prefeito afirma enfrentar desafios deixados pela gestão anterior

https://www.youtube.com/watch?v=sgJ9X3YPzGw O prefeito Cassiano Maia se pronunciou sobre diversos temas de relevância para Três Lagoas, abordando desde a reforma do antigo prédio da prefeitura até...

PM de Ponta Porã registra 510 infrações de trânsito somente em janeiro

O 4° Batalhão de Polícia Militar (4° BPM) de Ponta Porã, divulgou, na última terça-feira (04), o balanço das operações realizadas durante o mês...