Com investimentos expressivos e apoio em diversas áreas, o Governo de Mato Grosso do Sul se posiciona entre os estados que mais incentivam empreendimentos inovadores. O estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de empreendimentos inovadores em relação à população, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e Rondônia.
Os dados, divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), fazem parte do ranking de competitividade dos estados e levam em consideração o número de aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e científicos vinculados à Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) por milhão de habitantes.
Programas como Tecnova e Centelha, promovidos pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), têm sido fundamentais para o crescimento de novos negócios. “Esses recursos nos permitem concluir nossos estudos e alcançar o mercado, gerando renda. Investir em inovação traz um grande retorno, e Mato Grosso do Sul tem mostrado que entende isso”, afirmou Denise Bretan, farmacêutica e professora da UFMS, responsável pela Arandu Biotecnologia, empresa que desenvolveu um corante vermelho intenso e natural, com vantagens para os mercados alimentício, cosmético e têxtil.
Além disso, iniciativas como a República das Arteiras, liderada por Ivani Grance, têm transformado a vida de costureiras em Campo Grande e Pernambuco. Durante a pandemia, o projeto cresceu significativamente, e atualmente conta com 145 costureiras. Nalva Santos, uma das beneficiadas, destaca a importância do projeto em sua vida: “Hoje, tenho um sucesso que nunca imaginei. Minha autoestima e minha vida mudaram completamente graças à República das Arteiras”.
Esses exemplos reforçam o impacto positivo dos investimentos do Governo do Estado, que continua a impulsionar a inovação e promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico em Mato Grosso do Sul.
Com informações Governo de Mato Grosso do Sul