22.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro, 2024

Governador confirma mudança na idade e tempo de serviço para aposentadoria de servidores

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) confirmou nesta terça-feira (26) que encaminhou o texto da reforma da previdência estadual à Assembleia Legislativa, e informou:
‘Vai ser igualzinho ao texto da reforma do Bolsonaro’.

26/11/2019 14h40
Por: Ruth Farias com informações do Midiamax.

MATO GROSSO DO SUL – Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) confirmou nesta terça-feira (26) que encaminhou na segunda (25) o texto da reforma da previdência estadual à Assembleia Legislativa aos moldes da reforma federal, com alterações no tempo de contribuição e idade de aposentadoria.

De acordo com Azambuja, o texto é uma réplica da reforma do presidente Jair Bolsonaro. “Não tem nenhuma inovação. É uma lei ordinária que trata de idade, tempo de contribuição, igualzinho ao que foi aprovado no governo federal”, disse durante agenda, na inauguração da Gameleira.

Apesar de informações sobre o texto estarem circulando desde o final de semana, Reinaldo disse que o texto foi apresentado na segunda aos parlamentares, durante reunião na Casa, onde esteve para tratar da proposta.

“Torço e tenho pedido ao Paulo [Corrêa, presidente da Assembleia]. Tive reunião ontem para que possam acelerar o trâmite para ter isso definido ainda neste ano”, confirmou. Segundo Reinaldo, os municípios podem inserir a reforma apenas com aprovação do texto no legislativo municipal.

Nesta terça, deputados participaram de reunião na Governadoria com o secretário de Governo Eduardo Riedel. Apesar de terem ido para se informar sobre o projeto, o líder de Reinaldo, deputado Barbosinha (DEM), disse apenas que o texto deve ser igual ao federal.

Para isso, seria preciso que as Câmaras Municipais aprovassem uma emenda constitucional com o texto estadual da reforma.

Mudanças

Caso o texto seja idêntico ao federal, a idade mínima vai para 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens após o período de transição, com tempo mínimo de contribuição de 25 anos para ambos os sexos, 10 anos de serviço público e cinco anos no cargo para a aposentadoria.

Também haveria elevação da alíquota de contribuição de 11% para 14%, a elevação do prazo de contribuição, além da retirada de direitos da carreira, como quinquênio.

Os trabalhadores a mais de dois anos da aposentadoria terão um pedágio de 100% sobre o tempo faltante para ter direito ao benefício, desde que tenham 60 anos (homens) e 57 anos (mulheres) e 35 anos de contribuição (homens) e 30 anos de contribuição (mulheres). No caso dos servidores públicos que entraram antes de 2003, o pedágio daria direito à integralidade e à paridade.

Para professores, a idade mínima de aposentadoria reduziria para 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres), com cumprimento do pedágio de 100%.

Durante agenda, Reinaldo confirmou alterações para servidores estaduais (Marcos Ermínio, Midiamax).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia promete continuidade e inovação no desenvolvimento de Três Lagoas

Em entrevista no "Programa Toninha Campos", prefeito eleito destaca prioridades para os primeiros 100 dias e reforça compromisso com saúde, educação e infraestrutura.

Projeto “Despertar com Música” chega ao Jardim Imperial neste domingo

Neste domingo (24), o bairro Jardim Imperial será palco de mais uma edição do projeto “Despertar com Música”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência...

Riedel recebe estudantes de Paranhos na governadoria para falar sobre educação política

Como parte do projeto pedagógico escolar ‘Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania’, os alunos do 3° ano do...