Vítima relatou cobranças indevidas de algumas dívidas, mesmo sem qualquer vínculo com banco.
Uma moradora de Três Lagoas, de 35 anos, registrou um boletim de ocorrência na 1°DP na tarde desta quinta-feira, 03, após ser vítima de estelionato envolvendo cartões digitais emitidos em seu nome. Segundo o relato, o problema começou em 2023, quando recebeu cobranças de um cartão de crédito que nunca havia utilizado.
A vítima contou que, em 2014, encerrou sua conta no Banco do Brasil e, em 2023, solicitou um cartão de uma conhecida loja de departamentos Apesar de ter desbloqueado o cartão, nunca o utilizou, guardando-o para emergências. No entanto, em junho daquele ano, começou a receber e-mails com faturas referentes ao Banco do Brasil, o que levantou suspeitas.
Ao entrar em contato com a central de atendimento, foi informada de que seu cartão havia sido clonado e que 20 cartões digitais foram emitidos em seu nome. Um deles foi utilizado para uma compra no valor de R$ 167 em Belo Horizonte (MG). A vítima solicitou o cancelamento de todos os cartões e conseguiu encerrar a conta da referida platafoma. Contudo, meses depois, novas cobranças surgiram, agora envolvendo outros cartões digitais vinculados ao seu CPF.
Em agosto de 2024, a vítima percebeu novamente a emissão de um boleto pelo Banco do Brasil em seu nome, o que a levou a contatar o banco. Durante o atendimento, foi informada da existência de três cartões atrelados ao seu CPF, um deles com uma compra de R$ 400 em Itabira (SP). Mesmo após contestar a dívida e abrir um processo de revisão, o banco rejeitou a solicitação, alegando que a transação foi feita via QR Code, o que dificultaria a comprovação de fraude.
A vítima, que sofreu um prejuízo de R$ 400 até o momento, foi orientada a registrar o boletim de ocorrência e seguir com as contestações ao banco, já que não possui nenhum vínculo com a instituição e alega ter sido alvo de fraude.