36.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 31 de outubro, 2024

Giroto vota pelo fim do 14º e 15º salários dos deputados federais

Política – 28/02/2013 – 12:02

O deputado federal Giroto (PMDB/MS) votou pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 569/12, do Senado Federal, que acaba com a ajuda de custo para os parlamentares no início e no final de cada ano. Essa ajuda é conhecida como 14º e 15º salários. A aprovação foi unânime, com a presença de 477 parlamentares em plenário.

“O fim deste privilégio tinha de ocorrer, não há mais a necessidade desta ajuda de custo em virtude das mudanças tecnológicas e das estruturas físicas e de pessoal oferecidas pela Casa aos parlamentares”, afirmou Giroto.

 

Pela regra aprovada no texto o benefício será pago somente no primeiro e no último mês dos mandatos de deputado (de quatro anos) e de senador (oito anos).

Após a votação, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), agradeceu o apoio dos deputados. “Parabéns a este Plenário, que resgata a altivez dessa Casa”, afirmou. A matéria vai a promulgação.

Origem do benefício

As ajudas de custo aos parlamentares foram criadas pela Constituição de 1946, quando a capital era ainda no Rio de Janeiro, com o objetivo de custear as viagens, que eram mais difíceis naquela época. A partir da Constituição de 1988, não constou mais no texto a referência à ajuda, que passou a ser disciplinada em legislação infraconstitucional.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Primeira edição da Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem em Ribas é realizada neste domingo

O evento esportivo será realizado no dia 3 de novembro, com início às 7 horas no Parque do Ipês, devendo reunir cerca de 500 participantes nas modalidades de caminhada de 3 km e corrida de 5 km.

6,4%: nova taxa de desemprego anunciada pelo IBGE

A taxa de desocupação recuou para 6,4% no trimestre de julho a setembro de 2024. O resultado é 0,5 ponto percentual (p.p.) menor se...

Enem 2024: confira a lista de documentos permitidos e proibidos

Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem levar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação da...