23.4 C
Três Lagoas
domingo, 27 de outubro, 2024

Giroto destaca ações no primeiro debate político entre os prefeitáveis

Política – 11/09/2012 – 14:09

O candidato a prefeito da capital pela coligação “Mais Trabalho por Campo Grande”, Edson Giroto (PMDB), participou do debate entre os prefeitáveis, promovido pela empresa de comunicação RBV News, apresentando propostas para os cidadãos da cidade morena. Sem provocar ou abrir discussão com os outros participantes, Giroto falou diretamente à população sobre as obras que modificaram Campo Grande nos últimos 16 anos e apresentou suas propostas para continuar este crescimento e desenvolvimento.

Abrindo a rodada de perguntas, Giroto foi questionado sobre o programa de assistência social para os campo-grandenses e destacou que quando escreveu suas metas, que são bases para administrar a cidade, fez pensando nas pessoas, partindo de dois princípios básicos: a qualidade de vida e a proteção da família. De acordo com o candidato, a intenção é fazer o maior programa social que a cidade já viu, em conjunto com a sociedade civil organizada. “Vamos trazer as organizações não governamentais e a comunidade para junto da prefeitura. Vamos abrir os Centros de Educação Infantil (CEINFs) nas férias, implantar os Centros Sociais Coração de Mãe em cada região da cidade, desenvolver um espaço para instalar um centro de capacitação para retirarmos as crianças e os jovens das ruas, da violência e das drogas e darmos oportunidade para ingressar no emprego”, destaca Giroto.

No segundo bloco do programa, os candidatos fizeram perguntas aleatórias entre eles. O candidato do PMDB foi interrogado sobre o transporte público e lembrou que Campo Grande irá receber R$ 180 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para aplicar na mobilidade urbana. Estes recursos servirão para ampliar os corredores exclusivos dos ônibus, diminuindo assim o tempo que o usuário gastará para ir de um local ao outro, informatizar e climatizar os terminais para atrair mais usuários e diminuir o número de carros e motos no trânsito evitando congestionamentos e acidentes e instalar estacionamentos de motos e bicicletas próximos dos terminais para que o usuário possa ter opções de transporte, assim como já existe em várias cidades dos países europeus. Esta verba já está selecionada de acordo com o Ministério das Cidades. São mais de 300 mil pessoas que utilizam ônibus todos os dias. Destes, 90 mil não pagam passagem, como estudantes e idosos, o que corresponde a 28% de gratuidade. “Estas são ações para implantar oportunidades para ter a qualidade do serviço oferecido pela prefeitura”, disse Giroto.

Em seguida o candidato governista perguntou sobre educação e, após ouvir a resposta, em sua réplica, destacou que o atual prefeito, Nelson Trad Filho (Nelsinho – PMDB), assinou um compromisso com os professores de que irá implantar a hora atividade fazendo com que 1/3 deste período seja voltado para a preparação das aulas, ou seja, das 20 horas semanais de aula, cerca de 6 horas serão destinadas ao planejamento das atividades. Com isso, a prefeitura poderá contratar mais 600 professores para atuar na rede municipal. “Vamos ainda implantar mais 5 escolas de tempo integral, porque acredito que o futuro da educação não é estar no segundo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e sim estar em primeiro. Vamos também aumentar os salários acima da inflação”, ressaltou.

No terceiro bloco, conforme acordado anteriormente com os representantes dos candidatos, jornalistas de diversos veículos da capital foram selecionados para fazer perguntas para os candidatos. Os questionamentos foram sorteados ao vivo e direcionados para os concorrentes, como já havia sido pré-definido.

Giroto foi questionado novamente sobre o tema Assistência Social e como irá resolver o atendimento aos dependentes químicos, que de acordo com a jornalista, não há programa específico na prefeitura. Diferentemente do apresentado, existem centros de atendimento social. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que são unidades responsáveis pela oferta de serviços continuados de proteção social básica para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, voltado para o fortalecimento do convívio familiar e o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), que promove o atendimento especializado a famílias e indivíduos que se encontra em situação de risco pessoal e social ou violação de direitos, como violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual. Há também cinco Centros de Atendimento Psicossocial que atendem as famílias e os dependentes químicos, nos bairros Vila Margarida, Planalto, Jardim Bela Vista, Aero Rancho e Jardim dos Estados, além das entidades que recebem recursos da prefeitura para trabalhar no combate e recuperação de dependentes químicos.

“Por isto disse anteriormente que precisamos envolver as igrejas, ONGs, a comunidade para fazer o atendimento na base. Vamos oferecer programas para que as pessoas possam ter oportunidades e atender as famílias que perderam a essência, com geração de emprego, renda, a construção de casas para dar moradia digna, os Centros Sociais Coração de Mãe para proteger as famílias para que possam ter condições de combater este mal (violência e drogas)”, explicou.

Terminando o último bloco do debate, Giroto ressaltou que pretende melhorar o que precisa ser melhorado e dar continuidade nas ações que vem desenvolvendo a cidade. “Quero fazer uma campanha sem promessas. Com responsabilidade. Vou propor soluções definitivas para resolver os novos desafios. Vamos seguir em frente”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras de duplicação da via de acesso ao Balneário avançam com pavimentação asfáltica

Com a construção de um novo centro de eventos nas proximidades, espera-se que a demanda por mobilidade na área aumente ainda mais.

Calendário do Licenciamento 2024 termina em 31 de outubro

Após o pagamento, o cidadão pode verificar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) se o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) está atualizado para o exercício de 2024.

Recadastramento do ‘Energia Social’ vai até dezembro em MS

Quem ainda não tem o benefício, mas se enquadra nos critérios, também pode fazer um novo cadastro.