Saúde – 26/03/2012 – 13:03
Na última quarta-feira, 21.03, a Superintendência Estadual da Funasa de Mato Grosso do Sul (Suest/MS), representada pelo servidor, Antonio Carlos Vilharva, do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), participou da primeira reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue do ano de 2012.
O encontro ocorreu no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitário em Campo Grande/MS e contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Planejamento (Planurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), entre outros.
Durante a reunião, os participantes trocaram experiências sobre as ações adotadas de cada setor e sugeriram metas para as próximas atuações. A Funasa de MS vem realizando ações de prevenção da proliferação do mosquito da dengue dentro do Órgão desde 2010, quando foi criada, a partir de uma recomendação da Funasa Presidência, a Comissão e a Brigada de Controle da Dengue nas superintendências.
Desde então, a Instituição faz o monitoramento em suas dependências para evitar que o local se torne propício para os criadouros da larva. Entre as ações realizadas está a aquisição de lonas para a cobertura dos carros que ficam no setor de transporte, evitando assim, que a água se acumule na lataria dos veículos.
Para o superintendente estadual da Funasa de MS, Pedro Teruel, “as ações realizadas pelo Comitê e pela Brigada ajudam a prevenir que a Dengue aumente, não só nos locais de trabalho, mais em nossa cidade e consequentemente no País. O Aedes aegypti não tem fronteiras, por isso todos devem cuidar do seu espaço, pois um mosquito que surge aqui pode picar pessoas a quilômetros de distancia”.
Segundo o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em 2011 foram notificados 5.857 casos de dengue e três óbitos. E este ano as notificações já ultrapassaram a marca de 1,4 mil.
Fonte: Dourados News