O Ministério das Relações Exteriores informou na noite desta sexta-feira (10/01) que a fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada temporariamente até a próxima segunda-feira (13/01). A medida foi tomada pelas autoridades venezuelanas.
Orientações do Itamaraty
Em nota, o Itamaraty orientou os brasileiros que vivem na Venezuela e que precisem de ajuda a acionar os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas (+58 414 3723337) e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén (+58 424 9551570), ambos disponíveis via WhatsApp.
Posse de Nicolás Maduro
Na quinta-feira (09/01), o presidente Nicolás Maduro foi empossado para o terceiro mandato como chefe do Executivo da Venezuela, para o período de 2025 a 2031, em cerimônia realizada na Assembleia Nacional em Caracas. Em seu discurso, Maduro afirmou que tentativas de impedir sua posse falharam.
Disputa presidencial e tensão política
A disputa pela presidência da Venezuela tem gerado apreensão dentro e fora do país. Diversos países contestaram o resultado das eleições, alegando fraude. A véspera da posse presidencial foi marcada por animosidade, troca de acusações entre governistas e oposição, e a prisão de adversários políticos.
Prisão de opositores
Na última quinta-feira (09/01), a principal expoente da oposição venezuelana, María Corina Machado, foi presa durante um protesto. Segundo o Comando Com Venezuela, ela foi obrigada a gravar vídeos negando a detenção como condição para ser liberada. Três dias antes da posse de Maduro, o ex-candidato à presidência Enrique Márquez, do partido Centrados, também foi preso, acusado de tentativa de golpe de Estado.
Relações com o Brasil e outros países
As relações entre Venezuela e Brasil estão estremecidas, com críticas diretas de Nicolás Maduro. O presidente venezuelano acusou o Brasil de vetar seu ingresso no grupo do Brics durante a cúpula da organização em Kazan, na Rússia, em novembro. As tensões diplomáticas também se estenderam à Argentina e ao Paraguai.
Com informações Agência Brasil