24.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de outubro, 2024

Frio: Veja até quando continua chuvas e baixas temperaturas

A intensidade do frio e das chuvas se estabeleceu em Mato Grosso do Sul e não dará trégua tão cedo. Durante a madrugada desta terça-feira (13), cidades do interior do estado experimentaram uma sensação térmica de -6°C. A previsão do tempo indica que as temperaturas continuarão baixas até o próximo domingo (18), com a expectativa de um novo declínio entre 3°C e 5°C entre terça e quarta-feira (14), conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Esse alerta, classificado como nível amarelo, abrange 20 cidades do estado e representa um risco à saúde devido ao frio intenso. Algumas das cidades mencionadas incluem Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Em Campo Grande, as temperaturas oscilarão entre 7°C e 20°C nos próximos quatro dias, e espera-se que o clima esquente novamente a partir de domingo (18). Na cidade de Ponta Porã, as mínimas podem chegar a 5°C, enquanto as máximas não ultrapassam os 20°C. Já em Dourados, as temperaturas variarão entre 7°C e 21°C.

Durante esse período de frio intenso, é fundamental tomar precauções adicionais, especialmente com as populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua. A Defesa Civil recomenda ingerir bastante água, agasalhar-se adequadamente e manter as mãos higienizadas para evitar contaminações.

Além disso, as chuvas persistentes trazem consigo o alerta de riscos de alagamentos. Um novo aviso de nível laranja emitido pelo Inmet adverte para acumulados de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Esse aviso é válido para 67 municípios de Mato Grosso do Sul.

Nesta terça-feira, Campo Grande registrou 38,5 milímetros de chuva, enquanto Amambai obteve 31,8mm, Bataguassu registrou 24,1mm e Ponta Porã 15,1mm.

Para evitar acidentes, a Defesa Civil recomenda evitar enfrentar o mau tempo, ficar atento a alterações nas encostas, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível. Em caso de situação de inundação ou similar, é aconselhável proteger os pertences da água em sacos plásticos.

Durante tempestades e rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de descargas elétricas. Além disso, é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Serviço: Em caso de acidentes, para obter mais informações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem desmaia após ingestão de drogas e remédios na Lagoa Maior

SAMU socorreu rapaz, que passou mal após discussão familiar e uso de substâncias proibidas.

Operação conjunta da Polícia Civil prende novamente traficante no Novo Oeste

Suspeito, que já é conhecido nos meios policiais foi flagrado com drogas, já prontas para o tráfico.

Mercadorias de descaminho são apreendidas pelo 2° Pelotão na MS 395

Dois veículos com produtos importados ilegalmente do Paraguai são interceptados em menos de 24 horas.