Evento destaca maior número de mulheres na PM e a exigência de ensino superior para novos oficiais.
Nesta quarta-feira, 18, o Governo de Mato Grosso do Sul formou 479 novos policiais militares, em uma cerimônia no Quartel do Comando Geral da PM que contou com a presença de cerca de 3 mil pessoas. A nova turma se destaca por ser a maior em número de mulheres, com 131 integrantes, e por exigir, pela primeira vez, o ensino superior dos candidatos.
O governador Eduardo Riedel, cujo nome foi escolhido para representar a turma, participou da solenidade e ressaltou a importância dos profissionais na manutenção da segurança pública do Estado. “Eles iniciam agora uma trajetória em uma das mais nobres funções do Estado. O nosso progresso depende da paz e da ordem”, afirmou Riedel. Ele também destacou o investimento na formação dos novos oficiais como essencial para a segurança da população sul-mato-grossense.
A nova turma, que iniciou o curso em 15 de janeiro deste ano e concluiu em 16 de setembro, teve uma carga horária de 2.192 horas-aula, com estágios operacionais em diversas unidades da capital e do interior. “Valeu cada dia de estudo e treinamento. Somos a primeira turma a se formar no solo sagrado do Cefap após a pandemia, com o maior número de mulheres e o primeiro grupo que exigiu ensino superior”, afirmou a oradora da turma, Patrícia Aparecida Dapper Freitas.
Durante a formação, os novos policiais também foram capacitados pelo Programa Mulher Segura (Promuse), que orienta sobre a abordagem adequada a mulheres vítimas de violência doméstica, uma das principais ocorrências que a PM enfrenta no Estado. O comandante-geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes, elogiou o preparo dos novos oficiais: “São 479 policiais militares prontos para prestar o melhor serviço à sociedade. Essa turma foi diferenciada.”
O secretário estadual de Segurança e Justiça, Antônio Carlos Videira, também destacou a excelência dos novos policiais. “Ver esses novos oficiais tão empenhados e preparados me enche de orgulho. Eles vão integrar a melhor Polícia Militar do Brasil”, afirmou.