27.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de dezembro, 2024

Fim do fator previdenciário só com idade mínima

Geral – 19/01/2012 – 11:01

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, colocou as cartas do governo na mesa e afirmou que a idade mínima (65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres) é a única alternativa viável para a substituição do fator previdenciário, chamado de “muito cruel” pelo ministro.

Criado em 1999, o fator é aplicado no cálculo da aposentadoria e leva em consideração a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida do trabalhador. Quanto mais jovem, maior o impacto do fator. A perda pode chegar a 40%.

O ministro acha mais fácil aprovar, no Congresso, mudanças pontuais nas regras da aposentadoria do que uma ampla reforma da Previdência.

A média de idade da aposentadoria no Brasil é de 51 anos (mulher) e 54 anos (homem), com 30 e 35 anos de contribuição, respectivamente. Com a idade mínima, os homens terão de contribuir por mais 11 anos e as mulheres por mais nove.

Pensão/ O governo vai apresentar em breve uma proposta de mudança radical nas regras de concessão da pensão por morte, segundo o ministro.

O objetivo, segundo o governo, é criar um conjunto de mecanismos que dificultem o pagamento da pensão por longos períodos.

Para o ministro Garibaldi, a pensão por morte no Brasil é concedida sem as restrições e contrapartidas comuns em outros países.

O custo anual, segundo o ministro, chega a R$ 60 bilhões. Garibaldi disse que a regra atual da pensão é de “uma generosidade muito grande”.

Uma das mudanças anunciadas pelo ministro será a necessidade de carência para ter direito ao benefício, ou seja, a pensão só seria liberada se o trabalhador morto tiver um tempo mínimo de INSS pago.

Hoje não existe carência para a pensão por morte. Na aposentadoria por invalidez e no auxílio-doença o INSS exige 12 meses de contribuição.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Empresária de Três Lagoas morre em acidente na PR-463

Na noite de domingo (22), a rodovia PR-463 um trágico acidente no km 20+800, mesmo sob boas condições climáticas, uma caminhonete Toyota Hilux capotou...

Verão: 18 praias do litoral paulista impróprias para banho

No segundo dia do Verão, neste domingo (22), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou um mapa de qualidade da água...

Festas de fim de ano alteram expediente bancário nas próximas semanas

As festividades de fim de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, os bancos...