23 C
Três Lagoas
sábado, 2 de novembro, 2024

Figueiró aguarda definição final sobre regulamentação da Emenda das Domésticas

Política – 24/04/2013 – 09:04

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) está acompanhando as discussões em torno da regulamentação da Emenda das Domésticas, para decidir se apresenta ou não projeto de lei de sua autoria que facilita o pagamento do INSS e do FGTS pelos empregadores.

O tucano teve ideia semelhante à do relator da matéria na comissão mista de consolidação das leis e regulamentação da Constituição, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Jucá propôs o Supersimples Doméstico, que permitiria ao empregador recolher os encargos em um só boleto e a redução das alíquotas de contribuições.

O senador Figueiró havia elaborado um projeto para permitir ao empregador recolher os encargos em guia única como forma de simplificar o pagamento e os cálculos relativos aos tributos. Além disso, propunha que o índice do recolhimento do INSS fosse de 5% para empregados e 5% para empregadores, hoje é de 8% e 12% respectivamente. Em relação ao recolhimento do FGTS, seria de 1% e não de 3% sobre o salário do empregado.

Em sua justificativa, Ruben Figueiró afirmava que a atividade realizada no âmbito residencial do empregador não tem fins lucrativos e que a redução dos encargos era importante para evitar demissões e aumento da informalidade. “Essa redução será essencial para o aumento do grau de formalização do trabalho doméstico, combatendo esse que é o principal problema que o aflige”.

O senador disse que só apresentará o projeto de sua autoria se a comissão mista rejeitar o relatório apresentado por Jucá.

Regulamentação

A regulamentação deve ocorrer por meio de dois projetos: um para tratar do regime de trabalho, como horas extras, banco de horas e flexibilização da jornada; e o outro para definir sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a multa rescisória e as alíquotas do INSS.

A votação na comissão deveria ocorrer esta semana, mas ainda falta consenso por parte do governo em relação à redução do índice do INSS, o que provavelmente adiará a votação da matéria. Depois de aprovada, a regulamentação ainda passará pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caminhão tritrem colide com teto de posto de combustível no Anel Viário de Três Lagoas

Veículo de grande porte danifica estrutura de cobertura e quase provocou um desabamento, porém ninguém ficou ferido.

Briga entre moradores de rua termina em furto de celular em frente à Casa da Sopa

Polícia Militar foi acionada após desentendimento que resultou no furto de um telefone, mas suspeito não foi localizado.

Aviões da FAB colidem no ar durante voo de instrução em Pirassununga

Dois aviões, modelo T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um voo de instrução nesta sexta-feira (1°) na cidade de Pirassununga, em...