07/06/2013 – Atualizado em 07/06/2013
Por:Assessoria de Imprensa
A Fibria, recebeu no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última quarta-feira (5), o Troféu Marco Verde Doutora Graziela Maciel Barroso. A homenagem, realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi concedida a pessoas e empresas que se destacaram pelas boas práticas ambientais.
A honraria concedida à empresa foi uma indicação do Deputado Estadual Eduardo Rocha. Segundo o gerente geral da unidade, Renato Ottoni, é um orgulho receber tal homenagem pelos compromissos com o desenvolvimento sustentável. “Temos a responsabilidade de preservar o ambiente e o desafio de tornar nossos processos cada vez mais ecoeficientes, o que significa utilizar de forma eficiente os recursos naturais, esse bem tão precioso para a sociedade e principalmente para as futuras gerações”.
Ottoni agradeceu o Deputado e a Assembleia Legislativa, pelo desenvolvimento deste prêmio que valoriza as ações voltadas à preservação do ambiente.
Práticas ambientais
A responsabilidade ambiental está inserida nas Metas de Longo Prazo, lançadas em 2011 pela Fibria, e preveem a restauração ambiental em 40 mil ha de áreas próprias e a redução em 91% da quantidade de resíduos sólidos industriais destinados a aterros.
A Unidade Três Lagoas também tem como fonte primária a biomassa, proveniente da madeira de eucalipto. O processo de geração de energia utiliza, ainda, biomassa líquida (licor negro) proveniente do processo industrial. Também temos o compromisso de diminuir o uso da água no processo de fabricação da celulose.
Outra prática que a unidade já realiza é o monitoramento da biodiversidade presente nas florestas da Fibria, que consiste em avaliar a passagem e a permanência das espécies entre os mosaicos de plantios de eucalipto e a vegetação nativa da Fibria, localizadas na região leste do Estado. Com apoio da Casa da Floresta Assessoria Ambiental, já foram identificadas mais de 350 espécies em nossas florestas.