21/06/2013 – Atualizado em 21/06/2013
Por: Correio do Estado
Durante as atrações da 36ª Exposição Agropecuária de Três Lagoas (Expotrês), os visitantes puderam conhecer o produto de cinco dos 22 projetos e programas sociais apresentados no estande da Fibria.
Moradores do Assentamento 20 de Março, localizado no distrito de Arapuá, apresentaram as hortaliças, frutas e legumes cultivados dentro do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), que tem como objetivo promover o desenvolvimento local através do fortalecimento das associações comunitárias e suas redes, focando o apoio à suas cadeias produtivas através da capacitação das comunidades. Atualmente 600 famílias participam do PDRT em sete assentamentos nas localidades de Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria.
Representantes do programa Colmeias apresentaram a estrutura que é utilizada na apicultura, como colmeias, fumegador, roupa de proteção e o produto final, que é o mel feito a partir da flor do eucalipto. No sábado (15), uma colmeia de acrílico sanou a curiosidade dos visitantes em saber como é o comportamento das abelhas dentro de uma colmeia.
Além destes programas, os visitantes também puderam conhecer os projetos Arte no Bairro, que consiste em pintura a óleo sobre tela de celulose, Musicando Talentos, que disponibiliza aulas gratuitas de violão para iniciantes, e o Arranjo Produto Local (APL), que trabalha com florestas, madeira, mandioca e apicultura. “Eu não conhecia a celulose e pude conhecer passo a passo no estande da Fibria e também fiquei surpresa em saber que a empresa apoia projetos tão importantes como estes”, disse a professora Dircelene Cunha.
Projetos Socioambientais
Os 22 projetos e programas apoiados pela Fibria em 2013 estão divididos entre Três Lagoas, Selvíria, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Água Clara e até 2014 possuem um investimento de R$ 6,5 milhões.