24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de outubro, 2024

Fibria consolida liderança mundial no mercado de celulose com nova fábrica em Três Lagoas

06/10/2017 10h28

Previsão para 2018 é que o volume de produção atinja 1,755 milhão de toneladas de celulose

Por: Assessoria / Fibria

A Fibria iniciou as operações da sua segunda fábrica em Três Lagoas (MS) e planeja produzir neste ano 377 mil toneladas de celulose, que serão destinadas ao mercado externo. Para 2018, a previsão é que o volume de produção atinja 1,755 milhão de toneladas de celulose/ano, passando para 1,850 milhão de toneladas de celulose produzidas em 2019.

A nova fábrica em Três Lagoas tem capacidade de produção de 1,95 milhão de toneladas de celulose de eucalipto por ano, volume previsto para ser alcançado em 2020. Somando a primeira unidade, a empresa passa a ter a capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose/ano, o que faz da operação da Fibria no Mato Grosso do Sul uma das maiores fábricas de celulose do mundo. No total, somando todas as suas fábricas, a capacidade de produção da Fibria é de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano.

A construção da segunda linha de produção em Três Lagoas (MS) teve investimento de R$ 7,345 bilhões, o que representa o alto grau de competência da Fibria em execução da obra, gerenciamento de custos, negociação de contratos e ganhos de produtividade.

“Nesse período de pouco mais de dois anos, concluímos a maior fábrica em linha única da atualidade antes do prazo e abaixo do orçamento proposto, o que evidencia o comprometimento de toda a equipe em ganhar produtividade, reduzir custos e fazer sempre o melhor, com segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. O início da operação da nossa segunda fábrica em Três Lagoas representa o começo de uma nova fase para a companhia, consolidando a nossa liderança no mercado mundial”, afirma Marcelo Castelli, presidente da Fibria.

A Fibria buscou soluções diferenciadas e inovou no transporte de madeira da floresta até suas fábricas. A partir de um planejamento estratégico, foi inserido nas operações florestais o transporte via pentatrem.

Trata-se de uma composição com cinco carretas interligadas que permite ganho de 70% no volume de madeira transportada em relação aos caminhões tradicionais e redução de 20% no gasto de combustível por metro cúbico transportado, permitindo diminuir também o custo total de transporte de madeira em 20%.

Até o mês de dezembro, 15 veículos já estarão operando na região de Três Lagoas e a expectativa é de 30 veículos em 2018. Esses veículos só circulam em estradas internas da Fibria, reduzindo o tráfego nas rodovias.

Para escoar a celulose produzida na segunda fábrica da Fibria no Mato Grosso do Sul, foi montada uma logística especial. Neste mês de outubro, a Fibria irá finalizar as obras do Terminal Intermodal localizado no município de Aparecida do Taboado (MS). Com isso, a celulose produzida na linha dois será transportada, via rodoviária, por 160 quilômetros até o Terminal Intermodal, de onde será embarcada em linha ferroviária com bitola larga até o Terminal de Macuco, no Porto de Santos (SP), de onde será exportada.

Nova fábrica em Três Lagoas tem capacidade de produção de 1,95 milhão de toneladas de celulose de eucalipto. (Foto: Fibria)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após reportagem da Caçula, familiares localizam criança encontrada pelo Conselho Tutelar

Menino estava desorientado e sem identificação na Av. João Thomes, no Quinta da Lagoa, onde através da matéria publicada, resgataram o jovem ainda na tarde desta sexta-feira, 18.

Corpos de jovens vítimas de acidente em Três Lagoas chegam a Alagoas após vaquinha solidária

Família e amigos se mobilizaram para arrecadar R$ 19 mil para o translado dos corpos, que chegaram na madrugada desta quinta-feira, 17.

Criança é encontrada sozinha em Três Lagoas pelo Conselho Tutelar

Menino não consegue informar seu nome ou dados pessoais; autoridades buscam informações para localizar familiares.