28.1 C
Três Lagoas
sábado, 26 de outubro, 2024

Fibria conscientiza trabalhadores sobre segurança e responsabilidade no trabalho

23/06/2016 – Atualizado em 23/06/2016

Por: Marcio Ribeiro com fibria.com.br

A valorização das pessoas aliada à gestão da segurança é um compromisso constante da Fibria. Exemplo disso é o programa “Anjos da Segurança”, idealizado pelo setor do Pátio de Madeiras da unidade da Fibria em Três Lagoas (MS), que tem como objetivo reforçar o hábito do comportamento seguro de seus profissionais, com foco nas atividades rotineiras e não rotineiras.

De acordo com o coordenador do Pátio de Madeiras da Fibria, Rodrigo Bulhões, a equipe enxergou no programa uma oportunidade de reforçar a motivação pela prática do trabalho responsável. “Elaborado com referência nos procedimentos de segurança da Fibria, o Anjos da Segurança busca o engajamento da equipe para promover um ambiente seguro e saudável de trabalho. Desde a implantação do programa, iniciado há 10 meses, não tivemos mais ocorrências no setor”, afirma.

O programa conta com “padrinhos”, profissionais mais experientes que atuam na orientação, sensibilização e monitoramento dos padrões de segurança no ambiente de trabalho. A iniciativa também contempla a realização de um treinamento de 90 dias com os profissionais recém contratados. Após esse período, é feita uma avaliação dos conhecimentos de segurança de cada trabalhador.

“Durante o treinamento, os profissionais recebem as informações necessárias para traçar estratégias voltadas para prevenção de acidentes. Além disso, os padrinhos, ou anjos, como são chamados, orientam os novos trabalhadores sobre os padrões e procedimentos de segurança em todas as suas rotinas e sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os padrinhos também monitoram se as atividades estão sendo executadas de forma segura e são acionados quando surgem dúvidas quanto à segurança”, diz Bulhões.

O programa teve início no ano passado e, atualmente, conta com 27 “anjos” nas áreas de Operação e Manutenção. “Padrões de segurança não são negociáveis. O resultado que já alcançamos reflete a busca contínua pela formação e desenvolvimento das nossas equipes, alinhado ao compromisso da Fibria, que valoriza o bem-estar e segurança dos profissionais”, finaliza o coordenador do Pátio de Madeiras da Fibria, Rodrigo Bulhões.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chuva e ventos fortes permanecem neste sábado em Três Lagoas

Frente fria avança, trazendo chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento de até 60 km/h.

Corrida dos Poderes terá participação de mais de 3 mil pessoas

Organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a corrida já conta com mais de 3,5 mil inscritos, entre servidores, familiares e membros da comunidade.

Inocência recebe estudo para nortear crescimento

O evento reuniu representantes do poder público de Inocência, Paranaíba e Três Lagoas, além de entidades como Senac, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Fiems, Sesi,  Sebrae/MS, Polícia Militar, Delegacia da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.