24.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de novembro, 2024

Famosa no Brasil pelos potes, Tupperware está a beira da falência

Marca de utensílios de cozinha entrou com pedido de recuperação judicial devido a dificuldades financeiras.

CORREIO DO ESTADO – A Tupperware, famosa marca de utensílios de cozinha e queridinha dos brasileiros, entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, devido a dificuldades financeiras. A empresa, conhecida mundialmente por seus recipientes plásticos e pelo modelo de vendas diretas, que dominou o mercado por um longo período, registrou queda nas vendas e aumento da concorrência nos últimos anos.

A Tupperware Brands Corporation solicitou proteção contra falência com base na legislação norte-americana, listando ativos entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão, e dívidaas entre US$ 1 bilhão e US$ 10 bilhões. O pedido visa facilitar a venda do negócio enquanto a empresa continua suas operações.

Desde 2020, a Tupperware vinha sinalizando, através de comunicados, dificuldades sobre sua capacidade de continuar em operação, afirmando que há “dívidas substanciais” e que, caso as dificuldades financeiras não fossem resolvidas, poderiam levar a empresa à falência.

Para evitar, momentaneamente essa falência, a empresa pediu recuperação judicial, que permite que ela continua funcionando sem pagar as dívidas por um período. Após a notícia da possibilidade de falência, as ações da empresa sofreram uma queda de mais de 57%, resultando na suspensão de negociações na Bolsa de Valores de Nova York.

O pedido de recuperação judicial nos EUA levanta preocupações sobre a operação da Tupperware em outros países, como o Brasil. 

Marcou época

Fundada em 1944 por Earl Silas Tupper, a marca se destacou com seus recipientes plásticos de fechamento hermético, desenvolvidos para conservar alimentos. Em 1948, a Tupperware inovou com as “Tupperware Parties”, eventos sociais onde seus produtos eram vendidos diretamente aos consumidores, um modelo que rapidamente ganhou popularidade.

No Brasil, a marca chegou em 1976, época em que o modelo de vendas diretas também se consolidou. No sistema de vendas da Tupperware, consultores independentes realizam eventos em suas casas para demonstrar os produtos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia promete continuidade e inovação no desenvolvimento de Três Lagoas

Em entrevista no "Programa Toninha Campos", prefeito eleito destaca prioridades para os primeiros 100 dias e reforça compromisso com saúde, educação e infraestrutura.

Projeto “Despertar com Música” chega ao Jardim Imperial neste domingo

Neste domingo (24), o bairro Jardim Imperial será palco de mais uma edição do projeto “Despertar com Música”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência...

Riedel recebe estudantes de Paranhos na governadoria para falar sobre educação política

Como parte do projeto pedagógico escolar ‘Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania’, os alunos do 3° ano do...