33.6 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Exposição celebra 47 anos de MS no Arquivo Público Estadual

Temporada expositiva retrata o processo de escolha da bandeira, brasão e hino do Estado; evento conta com documentos históricos, exibição de documentário e debates.

Em comemoração aos 47 anos de criação de Mato Grosso do Sul, o Arquivo Público Estadual, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança nesta quinta-feira (10) a exposição “Os Celeiros de Farturas”, que destaca o processo de construção dos símbolos oficiais do Estado – a bandeira, o brasão e o hino. A mostra ficará aberta ao público até 15 de janeiro de 2025 no Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho, em Campo Grande.

A exposição faz parte das celebrações de outubro, mês que marca a criação do Estado. Em 11 de outubro de 1977, a Lei Complementar nº 31 sancionou a divisão de Mato Grosso, dando origem a Mato Grosso do Sul. Entretanto, a instalação oficial do novo Estado só ocorreu em 1º de janeiro de 1979. Nesse período de transição, várias ações foram organizadas, incluindo a escolha dos símbolos estaduais, o que é o foco principal da exposição.

“Os Celeiros de Farturas” apresenta documentos originais, cartas, rascunhos e registros históricos que ilustram como se deu o processo de escolha dos símbolos. Entre os destaques estão a primeira bandeira oficial do Estado e o resultado do concurso público que definiu o brasão de armas. O visitante poderá conhecer, por exemplo, os bastidores da criação do hino de Mato Grosso do Sul, que passou por um processo inusitado: a composição às pressas, dias antes da instalação oficial do Estado.

Para contextualizar a criação desses símbolos entre os anos de 1977 e 1979, a exposição utiliza acervos do Arquivo Público Estadual, do Instituto Histórico e Geográfico de MS, do Centro de Documentação Regional da UFGD, além de materiais cedidos pelo Sr. Carlos Iracy Coelho Neto, pelo jornal Correio do Estado e pela Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

A abertura oficial está marcada para as 8h30, com a execução do hino nacional e do hino estadual pela Banda Marcial da Polícia Militar, seguida do hasteamento das bandeiras. Às 9h, a exposição será aberta ao público no segundo andar do Memorial da Cultura.

Outro ponto alto da programação é a exibição do curta-documental “Hino – Glória e Tradição de uma Gente Audaz”, às 10h, no Museu da Imagem e do Som, localizado no terceiro andar do Memorial. O filme apresenta depoimentos e reflexões sobre o hino estadual, abordando desde sua criação até as diversas interpretações da população sobre seu significado. Um debate com os diretores e convidados acontece logo após a exibição.

A exposição “Os Celeiros de Farturas” estará disponível até 15 de janeiro de 2025 no Arquivo Público Estadual, localizado no Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro). A entrada é gratuita. Para mais informações, o contato pode ser feito pelos telefones (67) 3316-9167/9139 ou pelo e-mail [email protected].

Com informações do Governo de MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Lula visitará MS para agenda indígena e industrial em dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua visita a Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, com compromissos que destacam...