A etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA) foi concluída na última semana com consultas presenciais à população em 2.570 municípios de todo o Brasil. A coordenadora executiva da CNMA, Luciana Holanda, destacou a importância deste evento, especialmente em um ano de COP30 no Brasil, com o tema “Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica”.
Ao todo, foram realizadas 448 conferências municipais, 171 intermunicipais e 279 conferências livres, que serviram como preparatórias para a etapa nacional, prevista para maio, em Brasília. O objetivo é promover a participação popular na criação de políticas públicas para combater as mudanças climáticas. Durante o processo, foram entregues 540 propostas ao Ministério do Meio Ambiente, que serão organizadas em um caderno com 100 prioridades a serem apresentadas.
Além disso, foram eleitos 1.100 delegados regionais para representar seus territórios na etapa nacional. Luciana enfatizou a importância das atividades autogestionadas pela sociedade e o engajamento contínuo dos representantes. Entre os temas debatidos estão o Plano Nacional sobre Mudança do Clima e a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima. Luciana ressaltou que o resultado da etapa nacional refletirá as necessidades reais das pessoas que enfrentam diretamente as consequências da crise climática.
Com informações Agência Brasil