Uma pesquisa realizada pela operadora de telecomunicações O2, em parceria com o especialista em ciência comportamental Patrick Fagan, da Goldsmith’s, University of London, apontou que frequentar apresentações musicais ao vivo pode proporcionar benefícios significativos para a saúde, como aumento do bem-estar e até uma expectativa de vida mais longa. O estudo revela que ir a shows a cada 15 dias pode aumentar a longevidade em até nove anos.
A pesquisa, publicada recentemente, demonstrou que, após apenas 20 minutos em um show, os níveis de bem-estar dos participantes aumentaram em 21%. A relação entre aumento do bem-estar e aumento da expectativa de vida foi destacada pelos pesquisadores, que afirmam que essa prática pode ser uma chave para uma vida mais longa e saudável.
Para obter os resultados, foram realizados testes psicométricos e de frequência cardíaca durante várias atividades, incluindo ioga, passeios com cães e shows. Os dados indicaram que a frequência a apresentações musicais não só eleva o bem-estar, mas também proporciona um aumento significativo nos sentimentos de felicidade, autoestima e proximidade com outras pessoas, que cresceram em 25%. Além disso, a estimulação mental dos participantes aumentou em 75%.
O estudo também identificou que as pessoas que frequentam shows ao vivo a cada 15 dias foram as mais propensas a classificar sua felicidade, contentamento, produtividade e autoestima com a pontuação máxima de 10 em uma escala de 10. Fagan, que liderou a pesquisa, afirmou que “nossa pesquisa mostra o impacto profundo que os shows têm nos sentimentos de saúde, felicidade e bem-estar, com a frequência quinzenal sendo a chave para esses benefícios.”
A O2, responsável por 20 casas de shows no Reino Unido, incluindo a mundialmente famosa The O2 Arena, ressaltou que agora há evidências científicas que comprovam os benefícios de se assistir a shows ao vivo. Em 2024, a The O2 Arena recebeu 10 milhões de visitantes, reforçando ainda mais a importância cultural e social das apresentações musicais no país.
“Todos nós sabemos o quão bom é ver sua banda ou artista favorito ao vivo, mas agora temos a prova científica”, declarou a diretora de marketing da O2, destacando os impactos positivos dessa prática na saúde e no bem-estar.
Com informações Correio Braziliense