Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, 12 candidatos alcançaram a nota máxima de 1000 na redação. Entre eles, destaca-se a estudante Melissa Goelzer de Camargo, de 19 anos, a única representante do Distrito Federal a conquistar essa pontuação. Moradora da Asa Norte, Melissa se prepara agora para disputar uma vaga no curso de medicina em uma faculdade pública do DF.
Em entrevista ao portal Metrópoles, Melissa compartilhou sua rotina de preparação para as duas etapas do exame, destacando a importância da prática regular na escrita de redações. “É questão de prática. Quando eu estava estudando, tentava escrever pelo menos uma redação por semana”, contou.
Melissa também atribuiu seu sucesso à leitura constante, apesar de não ter tanto gosto por escrever. “Eu sempre gostei muito de ler, e isso me ajudou bastante na prova, principalmente com a gramática e a pontuação”, acrescentou.
Os alunos nota mil do Enem 2024:
- 12 estudantes obtiveram a nota 1000 na redação;
- Apenas um desses alunos era de escola pública;
- Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (13/1) e estão disponíveis na Página do Participante, mediante login e senha.
Tema da redação
Para Melissa, muitos alunos não alcançaram a nota desejada devido à falta de debate na sociedade sobre o tema proposto: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. “Eu não pensava que ia conseguir essa nota, era um tema muito difícil de ser desenvolvido”, explicou a jovem, citando a escritora nigeriana Chimamanda Adichie como uma de suas referências temáticas.
A média da nota da redação em 2024 foi de 660, um aumento de 15 pontos em comparação com a média de 2023, que foi de 645. No entanto, houve uma queda expressiva no número de notas máximas: em 2023, foram 60 redações com nota 1000, das quais quatro eram de alunos de escolas públicas.
Com informações Metrópoles