Cristina Boner, presidente do conselho do grupo Drexell e uma das maiores referências de empreendedorismo feminino no mercado de Tecnologia com mais de 20 anos de sucesso fala sobre “O poder Feminino”.
Qual é o seu superpoder de liderança?
Cristina Boner : Cada um de nós traz traços como paciência, entusiasmo, criatividade e generosidade. Eles podem ser chamados de seus superpoderes. São atributos que estiveram com você a maior parte de sua vida. A chave é saber quais são. Porque depois de nomeá-los e reivindicá-los, você pode envolvê-los no trabalho de forma mais consciente. É com o uso deles que você pode liderar em um nível mais alto sua equipe.
O poder dos líderes!
Cristina Boner: Reconheço que meu trabalho como líder exige que eu saiba quem eu sou no meu melhor. Quero saber que fiz a diferença, que contribuí para a evolução ou melhoria do nosso time, do nosso planeta e das pessoas nele.
Mesmo assim, nem sempre é fácil para mim relacionar meus superpoderes. Eu me preocupo que possa haver a impressão de que estou me gabando ou me promovendo. E muitas vezes luto com dúvidas e críticas internas. Certamente há muitas evidências de que nem sempre sou espontânea, compassiva, generosa ou inclusiva. Mas reconheço esse desconforto e trago meus superpoderes de qualquer maneira. Oferecer meus superpoderes à equipe é uma responsabilidade que prezo como líder.
Em nosso trabalho nos últimos 20 anos, fui às lágrimas mais vezes do que posso contar, pois observei líderes tornarem-se presentes em seus superpoderes e na diferença que eles fizeram.
Seus superpoderes não são a busca por resultados, o impacto financeiro ou o resultado, suas estratégias brilhantes ou charme pessoal. Em vez disso, esses líderes são reconhecidos por serem generosos, atenciosos, visionários, divertidos, aventureiros, amorosos, perspicazes, curiosos. Quem eles são quando estão no seu melhor é o que move montanhas e cria milagres no final.
Quais são seus dons?
Cristina Boner: Nem sempre temos plena consciência de quais são ou de como afetam positivamente as pessoas ao nosso redor. Por vezes, hesitamos em falar deles pois pode parecer desconfortável. Mas você não pode liderar no seu melhor sem realmente saber quem você é no seu melhor.
Portanto a melhor forma de saber seus superpoderes, é perguntando a outras pessoas que o conheçam bem quais as palavras descrevem você no seu melhor. Essas pessoas podem ser do seu trabalho ou da sua vida pessoal – o que mais importa é que elas o conheçam bem.
Idealmente, os descritores devem ser adjetivos, como divertida, carinhosa, dedicada, apaixonada, destemida, confiável ou curiosa. São qualidades que você traz para qualquer função ou circunstância quando está realmente operando e liderando da melhor maneira possível.