24.7 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Escola três-lagoense é finalista em competição nacional de tecnologia com projeto inovador

Estudantes da EE Prof. João Magiano Pinto se destacam no Samsung Solve For Tomorrow com protótipo para monitoramento de enchentes.

A Escola Estadual Prof. João Magiano Pinto, localizada em Três Lagoas, conquistou uma importante posição no cenário nacional ao se tornar a única representante de Mato Grosso do Sul entre os semifinalistas da 13ª edição do Samsung Solve For Tomorrow. O projeto “Arduino Fluvial”, desenvolvido por cinco estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sob a orientação do professor Genilson M. Souza, é um dos 20 selecionados entre 2.800 inscritos de todo o Brasil.

O “Arduino Fluvial” utiliza tecnologia de ponta para monitorar em tempo real o nível da água em áreas suscetíveis a enchentes. O protótipo, que emprega a plataforma Arduino, envia alertas via SMS para autoridades e moradores em caso de risco, demonstrando não apenas a capacidade técnica dos alunos, mas também uma preocupação com a segurança da comunidade local.

A inclusão do projeto na fase semifinal do programa foi uma grata surpresa para os estudantes. “É uma surpresa para todos do grupo ter um projeto que surgiu numa conversa em sala, entre os semifinalistas. Agora vamos nos empenhar ao máximo para aprimorar o projeto e seguir na competição”, afirmou Ítalo Cauã Costa Ferreira Anacleto, um dos integrantes da equipe.

Até o dia 4 de outubro, os alunos participarão de sessões de mentoria oferecidas pelo Solve For Tomorrow, visando aprimorar o projeto para as próximas etapas. No dia 16 de outubro, dez projetos serão selecionados para avançar na competição, que culminará com a premiação em São Paulo, no dia 3 de dezembro.

A diretora da escola, Lourdes Alves Neres de Souza, destacou o orgulho de representar o estado e a importância da integração entre educação e tecnologia. “É muito gratificante poder representar o estado nesta competição, principalmente por ser um projeto que contempla o protagonismo dos estudantes, utilizando a tecnologia para resolver problemas da sociedade”, afirmou.

O professor orientador Genilson M. Souza reforçou o valor da educação como um caminho essencial para o desenvolvimento dos estudantes, ressaltando a importância de projetos que desafiam o conhecimento e a criatividade. “Estar envolvido em projetos que abrangem ciência, tecnologia, engenharia e matemática é uma oportunidade única para os alunos explorarem diferentes campos de conhecimento de maneira integrada”, concluiu.

A competição, promovida pela Samsung, visa incentivar jovens talentos em áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, oferecendo visibilidade e recursos para projetos que fazem a diferença na sociedade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menina de 10 anos é encontrada sem vida em casa pela mãe no Jardim Morumbi

Caso foi registrado como "morte a esclarecer" na tarde desta sexta-feira, 22.

Denúncia: Mulher é acusada de intimidar e “monopolizar” limpeza de túmulos no Cemitério de Três Lagoas

Acusações envolvem exclusividade na limpeza de túmulos, desrespeito à familiares de sepultados, alegando que teriam que "pagar uma taxa" para o serviço realizado, supostamente por sua empresa.

Três Lagoas recebe prêmio nacional por estratégia inovadora de vacinação no congresso do CONASEMS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu um prêmio de destaque nacional durante o Congresso Nacional do...