Educação – 17/01/2012 – 15:01
Na manhã dessa terça-feira, Marco Antonio Elias Marques, e José Bento de Arruda; respectivos diretor e diretor adjunto da Escola Estadual Padre João Thomes, concederam entrevista a Rádio Caçula, para falarem sobre a necessidade de reforma das instalações da escola, que se encontram deterioradas pela ação do tempo.
A escola, criada em 1989, ainda não passou por reformas, desde a sua inauguração, sendo que todos os trabalhos feitos até agora no prédio da escola, foram paliativos.
Os responsáveis pela escola, em dezembro se dirigiram a Campo Grande, para tratarem diretamente com o governo estadual, as necessidades da escola.
A escola não tinha escritura de posse do terreno, por isso, por muitos anos, deixou de receber verbas por não possuir esse documento.
O atual diretor, que já foi diretor adjunto com por dois mandatos, procurou o deputado estadual Eduardo Rocha, antes de ele se tornar deputado, para pedir ajuda com a documentação da escola, que impedia o repasse de verbas federais.
Com o apoio do deputado estadual Eduardo Rocha e da vice-governadora Simone Tebet, a escola foi contemplada com uma reforma emergencial, que realizou reparos nas instalações elétricas, hidráulicas, nos banheiros, e nos vidros, que estavam destruídos pela ação de vândalos.
Segundo Marques, uma escola para ter sucesso, precisa ter conforto para o aluno.
Escola em período integral
Em 2011 o governo estadual escolheu algumas escolas para implantar o “Mais Educação”, que proporciona aulas em período integral, a escola João Thomes, foi a única escolhida em Três Lagoas.
Segundo o diretor adjunto, haverá aulas de reforço das disciplinas de Português e Matemática.
Parceria com a Missão Salesiana
Há a possibilidade de a escola fazer uma parceria com os Salesianos, que contemplaria os alunos de 6º a 7º ano do Ensino Fundamental, que durante a manhã farão atividades na sede da Missão Salesiana, e durante a tarde, terão aulas normalmente na escola.
A escolha do local se deve a infra-estrutura do local.
O diretor irá a Campo Grande na próxima semana, acompanhado do diretor adjunto, para apresentarem o projeto de parceria com os Salesianos.
Segundo Arruda, a Missão se beneficiaria complementando a sua filosofia, atendendo bem as crianças e os jovens que irão freqüentar o local.
A criança ganhará três refeições, sendo um lanche durante a manhã, almoço, e outro lanche durante a tarde.
Ainda segundo Arruda, as aulas em período integral acontecerão mesmo sem a parceria com a Missão Salesiana, pois a mesma, ainda depende do posicionamento da Secretaria Estadual de Educação.
Arruda também falou a criação de uma rede de voluntariado, para colaborar com e escola, sendo formada por pintores, encanadores, eletricistas, músicos, e quem mais puder colaborar com a escola.
O diretor adjunto pretende oferecer curso de conversação em Inglês aos sábados, para os alunos da escola, pois durante o período de aula, a prioridade é a gramática, e não a conversação.
Há também a possibilidade de permitir o acesso da população ao laboratório de informática para a população, para que possam fazer cursos de informática aos sábados.
Fonte: Matheus Guedes / Matheus Guedes