Educação – 13/01/2012 – 16:01
Maria de Lurdes Raimundo, diretora da Escola Estadual João Ponce, acompanhada da vice-diretora Ivone Ribeiro, estiveram na manhã dessa sexta-feira, 13 de janeiro, na Rádio Caçula, onde participaram ao vivo do Programa Toninha Campos, para prestarem esclarecimentos sobre o EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
Durante a participação, elas falaram sobre o cancelamento do EJA para o ano de 2012, que logo voltou à grade da escola.
Ambas estiveram em Campo Grande no dia 8 de dezembro, onde foram informadas sobre o cancelamento do EJA, que logo ganhou repercussão na cidade de Três Lagoas.
Elas entraram em contato com o deputado estadual Eduardo Rocha, que conseguiu suspender o cancelamento do EJA, garantindo assim a continuidade do Ensino de Jovens e Adultos para o ano de 2012.
Atualmente em Três Lagoas, somente as escolas João Ponce, Bom Jesus e Edwards Correa oferecem essa modalidade de ensino voltada para jovens e adultos.
O EJA do João Ponce que já é tradicional da cidade existe desde 2006 e atende alunos dos bairros próximos, como São Carlos e São João; tem em média 400 alunos.
Após a divulgação do cancelamento do EJA, a população começou a se mobilizar para pedir a volta dessa modalidade de ensino, mobilização que logo foi atendida graças aos esforços de Maria de Lurdes e Ivone Ribeiro em parceria com o deputado Eduardo Rocha.
Quem pode fazer EJA?
Podem fazer o EJA, pessoas com idade mínima de 18 anos, que não tenham concluído os seus estudos.
O EJA é um curso presencial, que permite completar o ensino fundamental II em dois anos, e o ensino médio também em 2 anos.
Os alunos do EJA são pessoas que trabalham durante o dia e não tem a oportunidade de freqüentar a escola em período matutino ou vespertino.
A direção da escola convida a comunidade para se matricular no EJA. As matrículas vão até 30 de janeiro, e é uma ótima oportunidade para terminar os estudos!
Fonte: Matheus Guedes / Fábio Campos