29.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 1 de novembro, 2024

Escola Fernando Corrêa promove enfrentamento à dengue

Política – 05/04/2013 – 14:04

Projeto pedagógico em andamento envolve toda a comunidade escolar, incluindo palestras educativas, trabalhos de divulgação nas redes sociais e mutirões de limpeza

Mais uma Escola Estadual está aderindo às ações de enfrentamento à dengue em Três Lagoas, inserindo como tema de projeto pedagógico a responsabilidade que todos temos de evitar e até acabar com os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Seguindo o exemplo das Escolas Estaduais João Magiano Pinto (Jomap), Dom Aquino Corrêa e EdwardesCorrêa e Souza, a comunidade escolar da Escola Estadual Fernando Corrêa também criou e vem executando o “Projeto Ação X Dengue”, centralizado no temada Conscientização Escolar.

“O presente projeto foi reelaborado para melhor favorecer o combate à doença com atitudes permanentes para minimizar a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, a epidemia da doença”, diz a justificativa desta ação.

A Escola Fernando Corrêa, vale lembrar, realizou projetos pedagógicos e campanhas de conscientização contra a dengue, por dois anos consecutivos (2011 e 2012), e neste ano, “a proposta de trabalho servirá para reconstrução das informações e conhecimentos com objetivo de conscientizar a comunidade escolar a que sua atitude em relação ao meio ambiente é o maior meio de combater a doença”, explicaram.

Estão envolvidos no Projeto Ação X Dengue todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1º ao 3º ano do Ensino Médio, juntamente com os professores, coordenação e direção da Escola Fernando Corrêa.

Objetivos Práticos

Para tanto, a equipe coordenadora deste projeto definiu objetivos práticos, a serem alcançados pela comunidade escolar, por meio da Reflexão e Atitude para combater a doença da dengue.

Para que essa meta seja atingida, todos os envolvidos nesse projeto são também incumbidos de objetivos específicos, tais como: prática da solidariedade, preservação do meio ambiente, trabalho de conscientização ambiental e produção audiovisual no combate à dengue.

Ações

São múltiplas as ações práticas, inseridas no Projeto, com o mesmo objetivo da conscientização ambiental que resulta na eliminação dos criadouros de mosquitos.

Entre essas ações, houve a participação da equipe do Núcleo de Educação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Três Lagoas, realizando palestras em todas as salas de aula.

Em paralelo, houve também o trabalho pedagógico da equipe de professores e professoras, por meio de reflexão com vídeos, reportagens de jornais, revistas e TV, além de conversas informais entre os alunos, levantando questionamentos sobre a dengue e como cada um pode colaborar no enfrentamento à doença, antes que se torne epidemia incontrolável.

Ainda durante o período escolar, alunos do Ensino Fundamental com os professores realizaram mutirões de limpeza, recolhendo lixo, dando-lhe o correto destino.

Por sua vez, os alunos do Ensino Médio estão envolvidos num trabalho de produção audiovisual educativa sobre a dengue. Por isso, o referido Projeto também inclui o 1º Festival de Mídia Estudantil do Fernando Corrêa, com o tema “Dengue – A Prevenção é a Única Arma contra a Doença”. E todos esses trabalhos serão divulgados por meio das Redes Sociais.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novembro: um mês de música e feriados

Novembro chegou, e com ele, uma combinação de feriados e trilha sonora. Além das comemorações, o mês nos convida a explorar um universo musical...

Ações do DOF tiram de circulação mais de R$ 1 milhão em materiais ilegais em Dourados e Laguna Carapã

Três apreensões de materiais de contrabando e descaminho realizadas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), nesta quarta-feira (30), na região de Dourados e...

“Esse cabeção aqui deitado”: Servidora gera polêmica após gravar vídeo debochando de criança autista

Funcionária de CEI descreveu aluno autista de forma inadequada e desencadeou a reação da mãe e do prefeito Angelo Guerreiro, que prometeu providências imediatas.