A equipe da Unidade de Saúde Familiar Joel Neves realizou, no dia 10 de junho, o trabalho de monitoramento da vacinação nas áreas vulneráveis e de difícil acesso. O objetivo é abordar diretamente a população e entender quais são as principais dificuldades que as pessoas enfrentam para manter a carteira de vacinação em dia e acessar a unidade de saúde.
Durante esses trabalhos, a equipe conseguiu colocar em dia as vacinas de crianças de 6 meses a 4 anos. Essa ação visa garantir que ninguém fique desprotegido e que a cobertura vacinal seja a mais ampla possível, especialmente nas regiões mais vulneráveis. O monitoramento contínuo e a identificação das barreiras de acesso são fundamentais para alcançar essa meta e promover a saúde de toda a população.
Ressaltando que campanha de vacinação contra a poliomielite terminou em junho, mas durante o mês de julho essa estratégia de monitoramento será realizada na tentativa completar o índice vacinal de 95% estabelecido pelo Ministério da Saúde. As Unidades de Saúde mantém um protocolo para realizar busca ativa das crianças que não foram vacinadas ou deixaram de completar o esquema de vacinação.